Carlesse faz balanço positivo de 2017 e destaca papel municipalista da Assembleia

Por Rubens Gonçalves
19/01/2018 11h39 - Publicado há 6 anos
Parlamentar lembrou os grandes debates realizados este ano
Divulgação / HD

O presidente da Assembleia Legislativa, Mauro Carlesse (PHS), fez um balanço positivo da atuação dos deputados em 2017 e destacou o papel municipalista da Casa. Ele enfatizou também as inúmeras audiências públicas realizadas neste ano, bem como a participação dos prefeitos nas discussões sobre a destinação dos recursos dos pedidos de empréstimo do Governo junto a instituições bancárias.

Nas audiências públicas, lembra Carlesse, foram debatidos temas fundamentais para a sociedade nas mais diversas áreas, como saúde, educação, segurança pública, turismo, direitos das pessoas com deficiência, entre outros. “A Assembleia se tornou um foro importantíssimo para as discussões e busca de soluções para os graves problemas que afligem o nosso povo e as nossas instituições”, destacou o parlamentar.

Cenovo

Além das audiências públicas na própria Casa, em 2017 os deputados foram a campo, em todas as regiões do Estado. O objetivo, neste caso, foi discutir com a sociedade civil organizada um novo ordenamento econômico, administrativo, social e político do Tocantins.

Ao fim de cada debate regional foi produzido um relatório, e o resultado final foi um amplo diagnóstico sobre a realidade do Estado em todas as áreas, que vai auxiliar o Governo e os deputados na busca de soluções para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado.

Municipalismo

Este ano foi marcado também pelas discussões entre deputados, prefeitos e Governo do Estado sobre a distribuição de recursos oriundos de pedidos de empréstimo do Executivo junto à Caixa Econômica Federal e ao Banco do Brasil, que somaram R$ 600 milhões.

O resultado das discussões foi a destinação de no mínimo R$ 1,02 milhão para cada um dos 139 municípios tocantinenses. Mas para o chefe do Legislativo tocantinense, o mais importante não foi o recurso, em si, e sim a mudança de atitude da Assembleia nas discussões com o Governo do Estado.

“Antes, os pedidos de empréstimo chegavam à Casa e, às vezes, eram aprovados no mesmo dia, sem qualquer discussão. Creio que, a partir de agora, isso mudou. Daqui em diante, não apenas os pedidos de empréstimos mas todos os projetos de interesse da sociedade serão amplamente debatidos, no sentido de contemplar todos os municípios”, destacou, ao desejar um Ano Novo de prosperidade a todos os tocantinenses.