Situação de consignados pode ser discutida em audiência pública

Por Maisa Medeiros
02/03/2018 14h50 - Publicado há 6 anos
A proposta foi feita pelo deputado Paulo Mourão
A proposta foi feita pelo deputado Paulo Mourão
Isis Oliveira / HD

Uma audiência pública para tratar sobre as dívidas do Estado, principalmente no que se refere aos empréstimos consignados. Proposta pelo deputado Paulo Mourão (PT) na sessão matutina desta quarta-feira, dia 28, a solicitação visa ao debate conjunto com secretários estaduais da Fazenda, da Administração, presidentes dos tribunais de contas do Estado e da Justiça, além do procurador-geral do Ministério Público Estadual e defensor público-geral do Estado.

Para o autor, é preciso discutir a questão para o pagamento da dívida, que já totaliza R$ 60 milhões em apenas dois bancos. “Não podemos deixar que essa dívida continue a se arrastar por anos, uma vez que o governo estadual desconta dos servidores os valores das parcelas na folha de pagamento e não repassa aos bancos, deixando inadimplentes os servidores e sem crédito diante das agências bancárias”, ressaltou Mourão.

O deputado também apresentou requerimento em que solicita informações atualizadas ao Governo do Estado sobre as dívidas de consignados junto aos bancos BMG, PAN, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Bonsucesso, e ainda Banco do Brasil e Banco Industrial do Brasil. “É necessário que o Parlamento imponha seu dever fiscalizatório, tomando conhecimento dos valores atualizados desses débitos, a fim de buscar soluções para gerir as dívidas,” destacou Paulo Mourão. (Maisa Medeiros)