A Comissão de Segurança Pública aprovou nesta quinta-feira, dia 1º, um projeto de autoria da deputada Luana Ribeiro (PR) que institui o trabalho nos presídios do Tocantins. O objetivo é promover a educação e a reinserção dos presos no mercado de trabalho.

Para a parlamentar, que também preside a comissão, a proposta trará bons frutos ao Estado se aprovada em plenário, já que o preso terá a oportunidade de ressarcir a sociedade com o seu trabalho, aprender uma profissão e ser aproveitado em obras públicas.

“Fruto de uma parceria com OAB, Tribunal de Justiça, Secretaria de Segurança Pública e Defensoria Pública, essa iniciativa vai reduzir a pena do detento que trabalhar e, assim, os custos ao sistema, além de promover sua ressocialização e bom comportamento, uma das condições para participar do programa”, defendeu Luana.

Favorável ao projeto, o deputado Elenil da Penha (MDB) considerou o trabalho como um dos caminhos para que o preso tenha esperança e perspectiva de futuro, pois poderá ter uma profissão e ser útil à sociedade quando concluir a pena. (Maisa Medeiros)