Escola do Legislativo apresenta agenda de atividades

Por Elpídio Lopes
07/03/2018 15h52 - Publicado há 6 anos
Programação foi divulgada nesta terça-feira, 6
Clayton Cristus / HD

A Escola do Legislativo lançou na manhã desta terça-feira, 6, o calendário de cursos e atividades para o 1º semestre de 2018. Representando o presidente da Casa de Leis, deputado Mauro Carlesse (PHS), o diretor geral da Assembleia, Sandro Henrique Armando, disse que a Escola do Legislativo está desenvolvendo um trabalho excelente e parabenizou a dedicação dos servidores da Escola e do Parlamento que vêm se dedicando às atividades propostas.

No mesmo evento, os grupos que disputaram a gincana ocorrida durante o Primeiro Encontro de Integração dos Servidores da Assembleia Legislativa apresentaram seus trabalhos, sendo divulgado o resultado do referido concurso. Cada grupo apresentou soluções para os problemas encontrados nos setores da Casa, com o propósito de melhorar as ações em cada departamento.

Os cursos e atividades propostos pela Escola são voltados para servidores efetivos, funcionários dos gabinetes e assessorias parlamentares, Câmaras Municipais e comunidade em geral. Os cursos, eventos e projetos especiais serão realizados no auditório e em salas de treinamentos da Assembleia, sendo que a primeira atividade dessa programação teve início nesta segunda-feira, dia 5, com o curso de inglês.

Para a diretora da Escola Legislativa, Maria de Jesus da Costa e Silva, a expectativa é aproximar a Casa de Leis das Câmaras Municipais e da comunidade. “Os cursos têm temáticas solicitadas pela União de Vereadores do Tocantins (UVT) e contemplam demandas locais e algumas atividades que envolverão integrantes do Legislativo e de escolas públicas e privadas”, ressaltou a diretora.

Além dos cursos já definidos, a Escola vai assinar Termo de Cooperação Técnica com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Tribunal de Contas do Estado a fim de oferecer mais formações aos servidores do Legislativo. Nessa linha Assembleia e UFT já estão viabilizando a criação do Centro de Memória da Assembleia Legislativa. Outra iniciativa trabalhada pela escola é o retorno da Biblioteca da Casa de Leis, que atualmente se encontra desativada, e implantar as visitações acompanhadas na Assembleia.

Calendário de cursos

- Curso de Inglês com início neste dia 5 de março e 29 de junho de 2018;

- Tópicos da Legislação Eleitoral e da Reforma Eleitoral: 22 de março de 2018;

- Noções Básicas sobre processos Administrativos: dias 13, 15, 20, 22 e 27 de março;

- Encontro de Parlamentares Municipais: dias 17, 18, 19 de abril;

- Revisão Ortográfica e Redação Oficial: dias 25, 26 e 27 de abril;

- Tópicos do Regimento Interno da Assembleia Legislativa: dias 3, 5 10, 12 e 17 de abril, e dias 12, 14, 19, 21 e 26 de junho;

- Workshop qualidade no atendimento ao público: dias 9, 19 e 11 de maio;

- Noções Básicas sobre Processo Administrativo: 15, 17, 22, 24 e 29 de maio;

- Especialização Lato Senso em Poder Legislativo e Políticas Públicas: início das atividades, dia 18 de maio;

- Gramática Aplicada a Texto e Revisão Ortográfica: dias 04, 05, 06, 07 e 08 de junho; (Elpídio Lopes)