Luana garante agilidade nos trabalhos da Casa; Carlesse pede apoio dos parlamentares

Por Rubens Gonçalves
24/04/2018 15h30 - Publicado há 5 anos
Luana destacou também sua responsabilidade à frente do Legislativo
Luana destacou também sua responsabilidade à frente do Legislativo
Isis Oliveira / HD

Ao assumir interinamente a Presidência da Assembleia, em sessão solene realizada na tarde desta quinta-feira, 19, a deputada Luana Ribeiro (PSDB) garantiu que dará celeridade aos trabalhos do Parlamento, a fim de amenizar os impactos causados pela mudança de Governo. Já o deputado Mauro Carlesse (PHS), que se afastou da Presidência para assumir interinamente a chefia do Executivo, pediu a união e o apoio dos deputados estaduais e da bancada federal.

Após assinar o termo de posse, Luana reafirmou seu compromisso de conduzir os trabalhos de forma ágil e responsável. “Vamos trabalhar para que esse processo [de mudança de Governo] seja o menos danoso possível. O momento não deixa de provocar prejuízos, mas nós queremos que a Casa funcione com agilidade, para que tudo saia a contento”.

Em discurso da tribuna, Carlesse pediu a seus colegas que se unam no enfrentamento das dificuldades, até a eleição para o Governo provisório. “A responsabilidade de todos nós parlamentares é muito grande neste momento. Precisamos trabalhar unidos em favor do povo tocantinense”, conclamou.

O chefe interino do Executivo estadual pediu também a superação dos conflitos político-partidários – em função do período eleitoral – e que se evite a política do “quanto pior, melhor”, práticas comuns nas disputas eleitorais. “Peço que, neste momento difícil, unam-se a nós, ao invés de nos criticar, e que não se espere que a coisa fique ainda pior para o nosso Estado”, disse.

Decisão judicial

As mudanças na Casa ocorreram em cumprimento à ordem do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que cassou os mandatos do governador Marcelo Miranda (MDB) e de sua vice, Claudia Lelis (PV). Em decisão proferida na terça-feira, 17, a Corte Eleitoral rejeitou também os embargos de declaração ajuizados pela defesa de Claudia e Marcelo. (Rubens Gonçalves)