Assembleia empossa governador e vice eleitos nas eleições suplementares

Por Glauber Barros/Rubens Gonçalves
28/07/2018 09h45 - Publicado há 5 anos
Presidente da Casa, Luana Ribeiro conduziu a solenidade
Presidente da Casa, Luana Ribeiro conduziu a solenidade
Clayton Cristus / HD / Mais imagens

A Assembleia Legislativa empossou na manhã desta segunda-feira, 9, o governador eleito, Mauro Carlesse (PHS), e o vice, Wanderlei Barbosa (PHS), para o mandato-tampão que vai até o fim deste ano. Também foi empossada como titular na Presidência do Legislativo a deputada Luana Ribeiro (PSDB).

Deste modo, chega ao fim mais um período de incerteza na curta história do Tocantins, iniciado com a cassação do ex-governador Marcelo Miranda (MDB), e da vice, Claudia Lelis (PV), por uso de caixa dois na campanha de 2014.

Protocolarmente, o primeiro-secretário da Mesa Diretora, deputado Cleiton Cardoso (PTC), leu os ofícios que comunicam a renúncia de Carlesse e de Barbosa dos cargos de deputado estadual, e a presidente da Assembleia declarou os cargos vacantes. A posse dos suplentes, Solange Duailibe (PT) e Stalin Bucar (PR), ocorre à tarde.

Em seu discurso, Wanderlei Barbosa falou em assumir uma nova missão, com humildade, pela retomada do crescimento do Estado.

Já o governador destacou a importância da parceria com o Legislativo. “No Executivo, nós precisamos e contamos com a Assembleia. Temos de esquecer as disputas políticas e fazer deste Estado o melhor do Brasil”, declarou.

Depois de assumir como titular da Presidência desta Casa de Leis, Luana lembrou que é a única mulher a ocupar tal cargo atualmente no Brasil. A deputada prometeu também trabalhar em harmonia com os demais legisladores e comemorou o retorno da estabilidade ao Tocantins, principal mote da campanha de Carlesse.

"Assumo essa presidência com muita humildade. Grata à população tocantinense que confiou em mim o voto para que eu chegasse até aqui. Quero representar os homens e mulheres do Tocantins com determinação, trabalho e responsabilidade", garantiu a parlamentar.

Unale

A solenidade de posse contou com inúmeras autoridades. Entre elas o presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), Ciro Simoni (PDT-RS), que falou sobre a importância da chegada de Luana Ribeiro – que faz parte da entidade – à presidência da Assembleia.

“É um fato muito importante, porque ela é uma pessoa vibrante, atuante e competente. E eu não poderia deixar de estar aqui hoje, quando a primeira mulher tocantinense assume a presidência da Assembleia do Estado. Aliás, é a única mulher, neste momento, a presidir uma Assembleia Legislativa”, enfatizou. (Glauber Barros/Rubens Gonçalves)