Luana Ribeiro recebe Ministro da Saúde no Palácio Araguaia

Por Penaforte
02/08/2018 11h44 - Publicado há 5 anos
Deputados defenderam ações para qualificar e aumentar a capacidade da assistência médica no TO
Benhur de Sousa / HD

A presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, a deputada Luana Ribeiro (PSDB), representando o governador do Estado, Mauro Carlesse (PHS), recebeu na manhã desta sexta-feira, 13, no gabinete do governador, no Palácio Araguaia, o ministro de estado da Saúde, Gilberto Magalhães Occhi. Ele está em Palmas para conhecer iniciativas do setor  no Tocantins e participar da entrega de veículos a serem utilizados no combate a doenças endêmicas.

Na ocasião, a deputada Luana comentou que considera emergenciais todas as ações voltadas para melhorias e ampliações no âmbito da saúde no Estado. “Trata-se de uma área prioritária e estratégica para qualquer gestão pública, já que envolve  vidas humanas e o bem-estar do nosso cidadão”, ressaltou.

Ainda na reunião, o secretário da Saúde do estado (SES-TO), Renato Jaime, entregou um ofício ao Ministro que solicita cooperação técnica e financeira destinada à assistência de saúde em todo o Tocantins.

No documento, Jaime relaciona  prioridades para a melhoria do Sistema Único de Saúde – SUS. Ele destaca a ampliação do Teto da Média  e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar (Teto MAC) da Secretaria de Saúde, na forma de incremento anual de R$ 60.000.000,00 (sessenta milhões de reais).

O objetivo é qualificar e aumentar a capacidade da assistência médica à saúde da população no âmbito dos hospitais estaduais, regionais e na Hemorrede.

Conforme o documento, a SES-TO gerencia 18 hospitais regionais, localizados em 15 cidades distintas, dos quais 04 são unidades que concentram serviços de alta complexidade.

A reunião contou com a presença da deputada Valderez Castelo Branco (PP), dos deputados federais Carlos Gaguim (DEM) e Lázaro Botelho (PP), da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), do secretário de Saúde de Palmas, Whisllay Bastos e do Defensor Público do Estado do Tocantins, Arthur Luiz Pádua Marques. (Penaforte)