A manutenção e a sinalização de rodovias estaduais na região central do Tocantins foram solicitadas ao Executivo pelo deputado Stalin Bucar (PR). Aprovada na sessão matutina desta quarta-feira, dia 31, a urgência de três requerimentos do parlamentar versa sobre a falta de sinalização e a necessidade de recuperação das estradas TO-342, TO-445 e TO-010. As vias ligam os municípios de Miracema, Miranorte e Tocantínia.

De acordo com os requerimentos, as medidas pretendem atender às exigências básicas de tráfego a seus usuários, contribuindo para a manutenção de um trânsito seguro e organizado. “Os registros de acidentes de trânsito nesses trechos são frequentes, e não são poucos os casos de óbitos, o que evidencia que esses trechos são perigosos e precisam de medidas emergenciais”, afirmou Stalin.

O deputado alertou que a situação dos acostamentos nas rodovias é precária. “A largura, por exemplo, é inadequada para os veículos, colocando em risco quem precisa utilizá-los, além de desníveis e rebaixamento de vias que não atendem aos quesitos de segurança”. 

A outra reivindicação de Stalin refere-se especificamente à TO-010. Trata-se de um trecho de oito quilômetros sem pavimentação asfáltica, situado na Reserva Indígena Xerente, entre as cidades de Tocantínia e Miracema. “É uma reclamação antiga da população que sofre com muitos transtornos, especialmente no período chuvoso. Pois a falta de asfalto aumenta os riscos de acidentes, causa prejuízos econômicos e todo tipo de transtorno à comunidade”, justificou o deputado. (Penaforte Diaz)