A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Luana Ribeiro (PSDB), participou, na manhã desta quarta-feira, 28, da cerimônia de formatura de 200l alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O evento foi realizado no auditório da Casa.

Implantado em 2002, pela Polícia Militar, com o objetivo de contribuir para a cultura de paz e a construção de uma sociedade mais saudável e segura, o programa trabalha prevenção, orientação e formação de crianças e jovens entre quatro e 14 anos.

Em seu pronunciamento, Luana elogiou o programa e, de maneira geral, o trabalho desenvolvido pela Polícia Militar no Tocantins.  Ela ressaltou a dedicação e o esforço dos instrutores e destacou a disponibilidade da Assembleia Legislativa em colaborar com as ações da PM, principalmente por meio de emendas parlamentares voltadas a fortalecer o Proerd.

Os deputados Stalin Bucar (PR) e Eli Borges (PROS) anunciaram emendas para as atividades do Programa. Eles defenderam a necessidade de mais investimentos do Executivo em programas preventivos como esse, que já formou 400 mil alunos em 103 municípios; além de maior participação parlamentar nas ações de combate às drogas.

O comandante-geral da Polícia Militar, Jaizon Veras, agradeceu as emendas parlamentares anunciadas e o apoio dos deputados à expansão do Programa aos demais municípios ainda não alcançados por ele. Defendeu a necessidade de investimentos no policiamento comunitário e na prevenção de vícios e atos geradores de violência, com políticas educacionais e motivadoras voltados a famílias e escolas.

A formatura foi prestigiada também pelo vice-governador Wanderlei Barbosa (PHS) e pelos deputados Rocha Miranda (PHS),  Amélio Cayres (SD), Valderez Castelo Branco (PP) e Elenil da Penha (MDB). (Maisa Medeiros)