Assembleia Legislativa entrega títulos de cidadania, alguns aprovados há vários anos

Por Elpídio Lopes
06/12/2018 16h55 - Publicado há 5 anos
Desembargador discursou em nome dos homenageados
Clayton Cristus / HD

Sob a coordenação da presidente da Assembleia Legislativa, deputada Luana Ribeiro (PSDB), dezenas de personalidades receberam Título de Cidadão Tocantinense na manhã desta terça-feira, dia 4, durante sessão solene no plenário da Casa. Indicados pelos parlamentares, os títulos contemplaram 34 pessoas que prestaram serviços relevantes ao Estado.

As entregas estavam acumuladas por vários anos, e pelo menos uma delas era indicação do ex-deputado Raimundo Moreira, falecido em 2015, que agraciou o hoje presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Marcos Villas Boas.

Luana Ribeiro destacou a demora na entrega de alguns títulos. “Muitas das homenagens foram propostas e aprovadas há mais de dez anos. Mas hoje, com esta sessão solene, pudemos fazer as entregas dos diversos títulos que já não poderiam esperar mais”, explicou.

A parlamentar lembrou também a ausência de alguns deputados que propuseram a homenagem, a exemplo do ex-deputado Raimundo Moreira. Luana classificou a solenidade como “histórica”, não apenas pela importância dos agraciados, mas também pela paciência de vários homenageados, que esperaram por muito tempo para receber o título.

Falando pelos demais agraciados, Marcos Villas Boas afirmou que, ao tomar conhecimento dos nomes dos homenageados, lembrou-se das conquistas dos 30 anos de criação do Estado. Ele refletiu sobre o processo de consolidação da mais nova unidade da Federação. “Durante esse período, buscamos ideias comuns, vivemos tempos difíceis e fatos externos que nos impactaram, como a queda da ‘Cortina de Ferro’ [expressão que se refere à divisão da Europa Ocidental do leste europeu, no período conhecido como Guerra Fria – 1947–1991 e do ‘Muro de Berlim’ [1989] e a construção dos blocos econômicos”, lembrou.

O desembargador relembrou também o trabalho do ex-governador Siqueira Campos, “autor da emenda constitucional que criou o Estado do Tocantins, cuja atuação foi relevante para a emancipação do Estado e seu desenvolvimento”.

A deputada Valderez Castelo Branco (PP) fez referência a todos os homenageados, pessoas com atividades destacadas em benefício do Estado. “Mesmo que alguém não dê importância para as homenagens de hoje, elas são significativas para a nossa história e para as pessoas que vieram de fora e tanto se dedicaram à formação da sociedade tocantinense”, destacou.

“É uma honra prestar homenagem aos que ajudaram o Tocantins, ainda mais no ano em que nosso Estado completou 30 anos de criação”, enfatizou Valdemar Júnior (MDB). Os parlamentares Paulo Mourão (PT), Stalin Bucar (PR), Elenil da Penha (MDB), Ricardo Ayres (PSB) e Solange Duailibe (PT) também reconheceram a importância da honraria. (Elpídio Lopes)