Assembleia promove campanha de combate ao câncer de pele

Por Penaforte
12/12/2018 15h49 - Publicado há 5 anos
Dermatologista destacou a importância da prevenção
Dermatologista destacou a importância da prevenção
Clayton Cristus / HD

Em sintonia com a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele/2018, batizada como Dezembro Laranja, a Assembleia Legislativa do Tocantins realizou no auditório da Casa na manhã desta terça-feira, dia 11, uma vasta programação sobre o movimento. O objetivo é informar aos servidores do Poder Legislativo sobre as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de pele, considerado o mais comum do país.

“O Câncer de Pele no Tocantins” foi tema da palestra da médica Moema Barros, especializada em dermatologia, medicina estética e nutrologia. Segundo ela, o câncer de pele não-melanoma é o mais frequente e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos no país. E alerta que, entre os anos 2000 e junho de 2018, o Hospital de Araguaína registrou 1.703 casos. 

Moema acrescentou que já chegou a 32 o número de óbitos desde 2017, sendo 14 casos do câncer de pele tipo melanoma. Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a previsão para este ano é de 240 novos casos de câncer de pele não-melanoma no Estado. 

“A melhor saída é a prevenção, observar frequentemente a pele e consultar um médico”, disse a médica. Ela elencou ainda uma série de ações preventivas, com destaque para o uso frequente de protetor solar, evitar a exposição exagerada à luz e o uso de roupas e adereços adequados.

Ministrada pelo oftalmologista especializado em lentes de contato, Túlio César de Oliveira, a segunda palestra focou “Os Efeitos da Radiação Solar nos Olhos”. Ele discorreu sobre as principais doenças causadas pelos efeitos da luz do sol e defendeu o uso de óculos escuros, desde que adquiridos em óticas, devido à garantia da qualidade, e também das lentes projetadas especialmente para combater o efeito dos raios ultravioleta (UVB e UVA). 

Proferida pela psicóloga especializada em psico-oncologia, Tatiana Avelino Arrais, a última palestra destacou o papel do fator emocional para a saúde do corpo e a qualidade de vida do ser humano. 

O evento contou com a parceria dos laboratórios La Roche-Posay e Vichy, farmácias Fórmula Mais e Drogasil, Artesanal, Óticas Buriti e Loja Líquido. (Penaforte Diaz)