Luana Ribeiro prestigia evento religioso em Paranã

Por Rubens Gonçalves
01/02/2019 11h48 - Publicado há 5 anos
A deputada destacou a importância da manifestação cultural e religiosa
Benhur de Souza / HD

A presidente da Assembleia, Luana Ribeiro (PSDB), participou do tradicional festejo de São Sebastião, realizado neste final de semana em Paranã, região sudeste do Estado. O evento foi marcado pela Cavalgada de São Sebastião e missa especial, realizada na Paróquia de São João, em homenagem ao santo intercessor do homem do campo.

Antes da missa, na manhã do domingo, 20, cavaleiros e amazonas organizados em comitivas percorreram as principais ruas da cidade, seguindo a imagem e bandeiras de São Sebastião, e entoando cânticos e rezas.

Luana destacou a importância dessa e de outras manifestações religiosa-culturais do Estado. “Os festejos de São Sebastião, em Paranã, assim como a Festa do Divino em Natividade, é a celebração da fé e da cultura do nosso povo. Esses eventos têm e terão sempre o nosso apoio, pois ao mesmo tempo que renova a fé da nossa gente, também atrai turistas e movimenta a economia dos municípios”, disse.

O santo

Apesar de o padroeiro oficial de Paranã ser São João Batista, o padre Agripino José Rodrigues explica que a população local tem muito carinho por São Sebastião. Prova disso, segundo ele, é o crescimento dos festejos. “Esta era uma festa bem pequena, com pouca gente, mas com o passar dos anos ela foi crescendo. Com a presença dos cavaleiros, ela se tornou a terceira maior festa religiosa da Paróquia São João Batista”, acrescentando que a participação do homem do campo é fundamental para a realização do evento.

Prefeitura

Já o prefeito de Paranã, Fabrício Viana, enfatizou o apoio da prefeitura para a realização dos festejos de São Sebastião, bem como sua importância para a economia local. “É uma festa muito importante, pois além da parte religiosa, ela traz para a nossa cidade pessoas de vários municípios da região e até de outros estados; isso aumenta o movimento dos hotéis, bares, restaurantes e os serviços autônomos. Portanto, é fundamental que os festejos se mantenham e que cresçam a cada ano, trazendo renda extra para os paranãenses”. (Rubens Gonçalves)