Divulgação de direitos de crianças e adolescentes hospitalizadas no Tocantins poderá ser obrigatória

Por Elpídio Lopes
23/05/2019 14h00 - Publicado há 4 anos
Vanda lamenta que  apesar de tantos anos de vigência, esses direitos ainda são desconhecidos
Vanda lamenta que apesar de tantos anos de vigência, esses direitos ainda são desconhecidos
Clayton Cristus / HD

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa analisa projeto de lei da deputada Vanda Monteiro (PSL) que torna obrigatória a afixação dos direitos da criança e adolescentes hospitalizados, bem como de seus pais e acompanhantes, nos hospitais do Estado. A matéria propõe que hospitais públicos e particulares que prestem atendimento pediátrico sejam obrigados a afixar, em local visível e de fácil acesso, a relação atualizada dos direitos dos referidos pacientes e de seus acompanhantes.

A deputada fundamenta seu projeto referindo-se aos direitos publicados em 1995 pelo Ministério da Justiça e Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que aprovaram, na íntegra, o texto oriundo da Sociedade Brasileira de Pediatria. “Apesar de tantos anos de vigência, esses direitos ainda são desconhecidos da grande parte da sociedade”, alertou Vanda.

Para a deputada, o desconhecimento e a não incorporação de tais diretos à prática hospitalar tem levado crianças, adolescentes e suas famílias a situações de sofrimento desnecessárias. Vanda afirma ser indiscutível a importância do acompanhamento familiar às crianças e aos adolescentes hospitalizados para sua recuperação e bem estar, sendo fundamental o conhecimento dos seus direitos para a reclamação do seu cumprimento por parte dos hospitais.

“Na certeza de que a iniciativa se constitui em aperfeiçoamento relevante ao ordenamento jurídico no âmbito de nosso Estado, submeto o referido projeto, contando com o apoio dos nobres pares para sua aprovação”, afirma a autora da matéria. (Elpídio Lopes)