Assembleia Legislativa inicia cursinho gratuito para concursos públicos

Por Dicom
12/06/2019 09h34 - Publicado há 4 anos
Iniciativa é resultado de parceria com a Seduc
Iniciativa é resultado de parceria com a Seduc
Silvio Santos / HD

O cursinho gratuito para concursos públicos, disponibilizado pela Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (AL-TO) para a comunidade, se iniciou na manhã deste sábado, 8, no auditório da Casa, em Palmas. O cursinho é realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). Os alunos matriculados terão aulas ministradas por professores experientes, que trabalham nos melhores preparatórios da capital.

O diretor da Escola do Legislativo, Homero Barreto Júnior, abriu as atividades, apresentando os professores que transmitirão o conteúdo do curso: Direito Constitucional; Direito Administrativo; Português: Gramática, Interpretação de texto e Redação; História e Geografia do Tocantins; Informática; Matemática e Raciocínio lógico.

Em seu pronunciamento durante a assinatura do convênio com a Seduc, no último dia 30, o presidente da AL, deputado Antônio Andrade, ressaltou que a iniciativa visa a aproximar ainda mais a Assembleia da população. “Todos esses cursos (além do cursinho para concurso, serão ofertados cursos de capacitação e qualificação) são para que nossa comunidade possa usufruir. É uma ação que vai beneficiar a população do Tocantins, capacitando para o mercado de trabalho e oportunizando a formação para os que já são servidores da Casa”.

Também na assinatura do convênio, a secretária de Educação do Estado, Adriana Aguiar, elencou uma série de benefícios que a parceria possibilitará. “Para além das ações de aperfeiçoamento e do compartilhamento de experiências de êxito, bem como fortalecimento das relações institucionais entre Seduc e Assembleia, o objetivo dessa cooperação é também que as atividades educacionais realizadas tenham reflexos na educação para a cidadania, ao aproximar a sociedade do Parlamento”, explicou.

Conforme o diretor da Escola do Legislativo, Homero Barreto Júnior, a parceria com a Seduc possibilitará a expansão das ações já realizadas pela Escola. “A implementação de novas atividades educacionais e de capacitação irão atender não apenas os servidores da Assembleia, mas também das Câmaras Municipais, da Seduc, estudantes e a comunidade em geral”.

O professor Júnior Batista, um dos convidados para formar o time do cursinho para concursos, disse que o presidente Antônio Andrade foi muito inteligente e sábio, ao utilizar a estrutura da Casa e oferecer para a comunidade. “E foi buscar o know how dos professores de cursinho, experientes, em uma parceria perfeita: estrutura da Assembleia, professores qualificados e a comunidade, que está precisando”, reforçou o especialista em História e Geografia do Tocantins.

O aluno Augusto Ribeiro Costa Pereira disse que está fazendo o cursinho para reforçar seu próprio conhecimento. “Além do enriquecimento curricular, posso usar os conhecimentos aqui adquiridos para evoluir dentro da própria profissão”, esclareceu, parabenizando a iniciativa.

Todas as 200 vagas oferecidas para esse primeiro cursinho foram preenchidas em tempo recorde. A conclusão do curso está prevista para o mês de dezembro, com aulas aos sábados pela manhã e à tarde. Quem tiver interesse, pode se inscrever no cadastro reserva, para preencher alguma vaga que surgir durante a realização do curso.