Pesquisa de Notícia
×Registros encontrados: 6778
DICA: Tente refinar a pesquisa para que esta retorne menos registros facilitando a localização da informação desejada.

 

Assembleia não terá expediente na sexta-feira

Categoria: Notícias | Data: 09/10/2017 19:04:20

Em virtude da realização de serviços de manutenção preventiva na parte elétrica do prédio da Assembleia Legislativa, não haverá expediente na sexta-feira, 6. Nesta quinta-feira, 5, a Casa estará fechada em decorrência do feriado estadual pela criação do Estado, retornando na segunda-feira, 9, com expediente normal. (Maisa Medeiros)

...

Deputado José Bonifácio é nomeado relator da LDO-2018

Categoria: Notícias | Data: 04/10/2017 21:08:08

A Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle, aprovou nesta quarta-feira, 4, a indicação do deputado José Bonifácio (PR) relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), exercício econômico-financeiro de 2018, protocolada na Casa no último dia 15 de setembro.

Bonifácio, que também é presidente da referida comissão, tem prazo regimental de oito dias úteis para receber emendas. Decorrido o prazo, ele terá até 15 dias para apresentar o parecer a respeito da matéria. 

A estimativa para a receita do ano de 2018 é de R$ 11,2 bilhões. Serão priorizadas as metas da administração pública estadual, a estrutura, a organizaç...


Parlamentares discutem medidas de redução de gastos públicos

Categoria: Notícias | Data: 04/10/2017 20:56:58

O Plano de Demissão Voluntária (PDV) encaminhado pelo Governo e lido na sessão desta terça-feira, dia 3, foi o ponto de partida de um pronunciamento do deputado José Augusto (sem partido) feito na ocasião. O parlamentar elogiou o esforço do Executivo pela redução das despesas de pessoal, mas disse considerá-lo insuficiente devido ao atual estado de desenquadramento fiscal do Tocantins.

“Até assinar a contratação do empréstimo, o Estado tem dois quadrimestres para reduzir 1/3 do desequilíbrio. Trinta dias se passaram e não vimos redução de despesas, mas novas contratações no Diário Oficial”, relatou José Augusto.

“As ...


Nota de Esclarecimento

Categoria: Notícias | Data: 04/10/2017 18:47:38

A Diretoria de Área de Tecnologia da Informação vem a público informar que devido a migração e atualização do Sistema de Transparência na empresa responsável pela manutenção dos sistemas de Folha de Pagamento e de Pessoal desta Casa de Leis, o Portal da Transparência na área de Pessoal ficou indisponível no entre as 09:30 e 12:55 do dia 29/09/17.

Tão logo a diretoria tomou conhecimento da falha, notificou a empresa ITS Tecnologia em Informática LTDA, para que a mesma retornasse o funcionamento normal do portal, primando sempre pela ininterrupção dos serviços disponibilizados.

Informamos ainda que o restant...


Veto do Governo sobre autógrafo de lei será apreciado pela CCJ

Categoria: Notícias | Data: 03/10/2017 22:01:25

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa encaminhou à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) na tarde dessa quarta-feira, dia 27, o veto do governador Marcelo Miranda (PMDB) referente ao Autógrafo de Lei 67, de 29 de agosto de 2017, correspondente a projeto da deputada Luana Ribeiro (PDT) que dispõe sobre a obrigatoriedade de equipar com desfibriladores diversos locais com aglomeração de pessoas.

O governador justificou o veto em razão da grande abrangência de estabelecimentos que serão obrigados a adquirir o equipamento, o que inviabilizaria a aplicabilidade técnico-operacional e financeira da medida. Serão al...


Entre os assuntos abordados nas discussões parlamentares na sessão vespertina desta quarta-feira, dia 27, a instalação de uma Comissão Especial para avaliar o projeto de Código Florestal para o Tocantins causou reações adversas. Isso porque o deputado Zé Roberto (PT) criticou a iniciativa e associou sua motivação à destruição do meio ambiente pela “bancada ruralista”.

Parlamentares simpáticos à proposta reagiram de imediato. Para o deputado Olyntho Neto (PSDB), o produtor precisa de regras claras. “Não queremos ficar suscetíveis aos entraves burocráticos, mas vamos preencher as lacunas de uma legislação federal muito rigorosa”, explicou.

O deputado Eli Bor...


Instaladas novas comissões temporárias na Assembleia

Categoria: Notícias | Data: 29/09/2017 19:51:55

Os investimentos privados e a legislação florestal do Estado são os temas de duas novas comissões temporárias instaladas no início da tarde desta quarta-feira, dia 27, na Assembleia Legislativa.

A Comissão Especial de Acompanhamento de Investimentos Privados terá por presidente o deputado Eduardo do Dertins (PPS), por vice o deputado Olyntho Neto (PSDB) e por relator o parlamentar Wanderlei Barbosa (SD). As reuniões estão previstas para as terças-feiras, a partir das 13h30.

Já a Comissão Temporária Especial que vai discutir o projeto de lei do Executivo sobre o Código Florestal será presidida por Olyntho Neto, terá como vice-presidente Eduardo do Dertin...


Novo Portal da Transparência da AL já está disponível para consultas

Categoria: Notícias | Data: 28/09/2017 18:57:08

A partir desta quinta-feira, 28, o Portal da Transparência da Assembleia Legislativa do Tocantins  disponibiliza ao cidadão as informações referentes à execução orçamentária, financeira e administrativa da Casa, além da lista de servidores com seus respectivos salários.

Conforme o presidente da Assembleia, Mauro Carlesse (PHS), a medida cumpre, simultaneamente, com os princípios da publicidade e da eficiência, previstos no artigo 37 da Constituição Federal (CF), e com a Lei de Acesso à Informação (LAI) n.º 12.527/2011.

“Apoiamos a modernização do sistema para dar mais transparência aos nossos atos e também munir a sociedade com mais informações,...


Presidente convoca deputados para instalação de Comissões Especiais

Categoria: Notícias | Data: 28/09/2017 14:53:49

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Carlesse (PHS) convocou na sessão desta quarta-feira, 27, os parlamentares para instalação da Comissão Especial de Acompanhamento de Investimentos Privados e eleição do presidente e vice-presidente. A data da reunião será definida na sessão vespertina desta quarta. Também foi convocada pelo presidente Carlesse reunião para instalação da Comissão Temporária Especial para discutir normas gerais sobre a proteção e conservação nativa, de programa de regularização ambiental e exploração florestal.

A Comissão Temporária Especial tem a finalidade de debater o PLG 26/2017 que estabelece normas sobre o uso alternativo do ...


Uma comissão de produtores do Projeto de Irrigação São João, em Porto Nacional, reuniu-se nesta quarta-feira, dia 27, com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Carlesse (PHS). Em pauta, a solicitação para que a Casa apoie a luta pela conclusão do projeto, iniciado em 2001.

Durante o encontro eles convidaram o representante do Legislativo estadual para conhecer a situação dos produtores rurais no local– que conta com 363 lotes, sendo 326 para pequenos irrigantes com lotes que variam de quatro a oito hectares e 37 lotes empresariais, mas só 30% desse total estão em funcionamento.

A realização de audiênci...


Deputados discutem formas de reduzir tarifa de água e esgoto

Categoria: Notícias | Data: 28/09/2017 13:50:49

Devido à ausência de representantes da concessionária e da Agência Estadual de Saneamento (ATS) na audiência pública requerida para discutir a tarifa de água e esgoto no Tocantins, os deputados membros da Comissão de Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transporte, Desenvolvimento Urbano e Serviço Público decidiram na tarde desta quarta-feira, dia 27, convocá-los para nova reunião do dia 18 de outubro.

Serão também convidados órgãos interessados na proteção e defesa do consumidor, como Ministério Público Estadual (MPE), Defensoria Pública Estadual (DPE), seccional tocantinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OA...


O presidente da Assembleia Legislativa, Mauro Carlesse (PHS), solicitou informações ao governador Marcelo Miranda (PMDB) a respeito de serviços prestados com recursos provenientes do empréstimo, firmado com o Banco do Brasil, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$ 553.367.668,70, contratado pelo Estado em 2012. 

O deputado requereu informações e esclarecimentos acerca da execução física e financeira do referido financiamento relativo ao Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (Proinveste).


Deputados avaliam ajuda a projeto de moradia da Praia das Arnos

Categoria: Notícias | Data: 27/09/2017 20:55:55

Representantes de movimentos sociais foram recebidos pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Carlesse (PHS), e pelo parlamentar Eli Borges (PROS) na tarde desta terça-feira, dia 26. Em pauta, os problemas do projeto de habitação popular na quadra ALCNO 33, próximo à Praia das Arnos, em Palmas.

De acordo com o coordenador estadual da Central de Movimentos Populares, Antônio Édis, o projeto não recebe recursos desde o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Como o prazo para a construção da obra vai até 2018, conforme lei estadual que doou a área, os representantes pediram a prorrogação do pra...


Comunidade de Pedro Afonso e Tocantinópolis discute melhorias

Categoria: Notícias | Data: 27/09/2017 20:52:46

A oferta de educação superior e a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na cidade de Pedro Afonso foram alguns dos pedidos da comunidade durante audiência pública realizada na última quinta-feira, 21. Na sexta-feira, 22, foi a vez da população de Tocantinópolis apresentar suas reivindicações aos deputados.

O debate realizado pela Comissão Especial de Estudos para o Novo Ordenamento Econômico, Administrativo, Social e Político do Tocantins (Cenovo) tem recolhido os principais reclames e sugestões da região, que serão incluídas em um relatório final a ser apresentado em outubro. O documento vai ...


Governo propõe regularização de terrenos em Palmas

Categoria: Notícias | Data: 27/09/2017 16:49:21

Tramitam na Assembleia Legislativa projetos do Governo do Estado que tratam da doação de terrenos em Palmas e Gurupi. As matérias foram enviadas pela Mesa Diretora para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) nos dias 19 e 20 últimos.

Um dos projetos propõe autorizar a alienação de dois lotes na quadra ACSO 91 para a construção da sede do Conselho Regional de Economia (Corecon-TO) em Palmas.

Já os lotes doados em Gurupi se destinam aos cadastrados na Companhia Imobiliária do Tocantins (TerraPalmas) do loteamento Vila dos Funcionários do Dertins. Conforme o texto, a área de 5,799755 ha está localizada entre os...


Em ofício enviado na terça-feira, dia 19, o presidente da Assembleia, deputado Mauro Carlesse (PHS), solicita ao presidente do Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev), Jacques Silva, e à governadora em exercício, Cláudia Lelis, relatório detalhado da dívida do instituto, bem como cópia dos termos de acordo anteriormente firmados.

Segundo Carlesse, a solicitação se justifica porque o Projeto de Lei nº 40/2017, encaminhado pelo Executivo à Assembleia, não traz qualquer detalhe sobre o valor da dívida do Governo com o Igeprev.

Protocolado nesta Casa de Leis no último dia 12, o PL diz apenas que o parcel...


Solicitada perfuração de poços artesianos em vários municípios

Categoria: Notícias | Data: 22/09/2017 21:27:59

Durante sessão ordinária realizada na manhã desta quarta-feira, dia 20, os parlamentares aprovaram diversos requerimentos, como o de autoria do deputado Cleiton Cardoso (PSL) que solicita à Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) a perfuração de poços artesianos para atender a comunidades dos municípios de Recursolândia, Centenário, Novo Acordo, Pau D’Arco e Porto Nacional.

De Cleiton ainda foram aprovados o pedido de manutenção da TO-010, entre Pedro Afonso e Santa Maria, e a construção da cabeceira da ponte do ribeirão Landi, na mesma rodovia. Entre suas matérias constam também pedidos à Secretaria de Infraestrutura do ...


A decretação de estado de calamidade pública para enfrentar as queimadas é o que sugere o deputado Olyntho Neto (PSDB) em requerimento aprovado em regime de urgência na tarde desta quarta-feira, dia 20. De acordo com o autor, a medida vai permitir ao Executivo aplicar ações emergenciais contra os atuais “episódios críticos de poluição ambiental, iminente risco à vida humana e de bens materiais de alta relevância”.

“As queimadas já atingiram a Serra do Lajeado e o Parque Estadual do Cantão, unidade de conservação que abriga mais de 400 espécies animais. O fogo também destruiu 56 mil hectares do Parque Nacional do Araguaia e...


Governo quer autorização da Assembleia para doar terreno em Gurupi

Categoria: Notícias | Data: 20/09/2017 21:05:13

A Mesa Diretora da Assembleia encaminhou, na sessão matutina desta quarta-feira, 20, à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) um projeto de autoria do Executivo que trata da doação de lotes urbanos, em Gurupi, as famílias cadastradas junto à Companhia Imobiliária do Estado de Palmas - TerraPalmas. O terreno a ser doado é ocupado por cerca de 100 famílias de funcionários e ex-funcionários do antigo Departamento de Estradas e Rodagem do Estado – Dertins.

O terreno, ocupado desde 1993, que correspondente a uma área de 5,7 hectares, denominado Vila dos Funcionários do Dertins, é de propriedade do Esta...


Renegociação de dívidas é tema de discussões parlamentares

Categoria: Notícias | Data: 20/09/2017 20:53:34

Os projetos do Executivo que tratam de propostas de renegociação das dívidas com o Instituto de Gestão Previdenciária (Igeprev) e do Estado com o BNDES foram o tema de pronunciamentos na sessão desta terça-feira, dia 19. Anteciparam suas posições sobre o assunto os deputados Eduardo Siqueira Campos (DEM), Paulo Mourão (PT), e a líder do governo na Assembleia, deputada Valderez Castelo Branco (PP).

Para Eduardo Siqueira, o Governo do Estado deveria ser mais ousado ao negociar um alongamento da dívida com a União. “Se o Estado do Rio de Janeiro, mesmo desenquadrado na Lei de Responsabilidade Fiscal e com os salários do funcio...


Assembleia rende homenagem à Ulbra por seus 25 anos

Categoria: Notícias | Data: 20/09/2017 20:47:00

A Assembleia Legislativa realizou sessão solene, na manhã desta terça-feira, 19, em comemoração aos 25 anos da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) no Estado do Tocantins. O evento atendeu a requerimento do deputado Wanderlei Barbosa (SD), que ressalta os relevantes trabalhos prestados pela instituição ao longo desses anos em Palmas, e em seus 45 anos de ensino de qualidade oferecido nos níveis fundamental, médio, profissionalizante e superior no País.

Wanderlei disse que atualmente todos os municípios do Estado contam com pessoas formadas pela Ulbra, os quais ofe...


Em mais uma visita à região do Bico do Papagaio no fim de semana, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Carlesse (PHS), disse que a participação de todos – sobretudo dos prefeitos – é o principal legado das discussões sobre o pedido de empréstimo no valor de R$ 453 milhões, pleiteado pelo Governo à Caixa Econômica Federal. A matéria foi aprovada pelo plenário desta Casa de Leis na última quarta-feira, dia 13.

Para Carlesse, as discussões entre parlamentares, Governo e prefeitos em torno do empréstimo foram um “divisor de águas” na história do Legislativo estadual. “Antes, os pedidos de empréstimo chegavam à...


Moradores de Panambi pedem segurança jurídica para plantar

Categoria: Notícias | Data: 19/09/2017 22:02:40

A vontade de ser tocantinense transpareceu nas manifestações da maioria dos moradores da Vila de Panambi – situada entre os municípios de Mateiros/Jalapão (Tocantins) e Formosa do Rio Negro (Bahia) –, durante audiência pública, realizada pela Assembleia Legislativa do Tocantins, no último sábado, 16, no ginásio local, Pavilhão Nossa Senhora da Salette.

Contudo, ser tocantinense ou baiano não é a principal preocupação dos moradores da Vila, mas sim muitos problemas decorrentes das divisas imprecisas entre os dois territórios. Lá, todos clamam por uma solução, não importa o lado do território, pois sofrem, há anos, as consequências de viver em área de litígio.

...

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa encaminhou à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) na sessão desta quinta-feira, dia 14, projeto do deputado Zé Roberto (PT) que estabelece prioridade na tramitação de processos administrativos envolvendo pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, ou com doenças graves.

Segundo o parlamentar, deve ser dada prioridade à pessoa anciã, que muitas vezes encontra-se debilitada e sem condições de aguardar o processo da tutela que garantirá seu direito. “O idoso padece de perspectiva de vida para aguardar a morosidade processual e, portanto, é merecedor de tratamento especi...


Deputados buscam soluções para a Vila de Panambi, no Jalapão

Categoria: Notícias | Data: 18/09/2017 20:38:36

Questões técnicas e jurídicas que envolvem as competências dos estados do Tocantins e da Bahia quanto à assistência aos moradores da Vila de Panambi serão discutidas em audiência pública, neste sábado, 16, às 9h, no colégio local. O distrito está situado na área de fronteira entre os municípios de Mateiros-TO e Formosa do Rio Preto/BA, na região do Jalapão.

A proposta, de autoria do deputado Valdemar Júnior (PMDB), vai reunir técnicos e parlamentares do governo do estado do Tocantins e lideranças políticas e comunitárias da região. A falta de políticas públicas, conforme afirma o deputado, é motivo de insegurança para os moradores em geral e toda a classe produtora daqu...