Pesquisa de Notícia
×Registros encontrados: 7176
DICA: Tente refinar a pesquisa para que esta retorne menos registros facilitando a localização da informação desejada.

 

Foi aprovada a urgência na tramitação do requerimento do deputado Paulo Mourão (PT) que pede informações ao Governo do Estado a respeito de providências a serem tomadas na Casa do Estudante de Araguaína, Gurupi e  Porto Nacional, na sessão desta terça-feira, 21. O autor cobra medidas para solucionar as irregularidades dessas moradias mantidas pelo Governo.

Para Mourão, as instalações precárias da Casa do Estudante desses municípios vêm colocando em risco a integridade física e a saúde dos moradores devido ao desgaste avançado das instalações. “As casas precisam de reforma urgente de parte elétrica, portas, portões, pintura e edificação, além de reparos de infi...


A pesca como atividade produtiva para alavancar a economia do Tocantins foi defendida pelo deputado Alan Barbiero (PSB), no plenário da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira, 21. O parlamentar alerta que o estado tem abundantes recursos hídricos e pode ser um dos maiores produtores de pescado do Brasil. “Só precisamos estruturar nossa cadeia produtiva, com a criação de políticas específicas para a gestão dos recursos pesqueiros, voltadas à criação de melhorias viárias, aos incentivos, à formação de mão de obra e ao investimento em novas tecnologias”, garante Alan.

Barbiero defendeu que a Assembleia Legislativa precisa debater o assunto, já que a ativida...


Além da proposta de reedição de Medida Provisória (MP) e três projetos do Legislativo, foi encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), na sessão desta terça-feira, 21, um projeto de resolução, de autoria do deputado Olyntho Neto (PSDB), propondo a criação de mecanismo de participação popular na tramitação de propostas legislativas, de modo a oferecer ao cidadão possibilidade de consulta e manifestação de opinião sobre todas as matérias que tramitam nesta Casa de Leis.

Para o autor, a medida vai fortalecer a democracia e a cidadania, além de promover a transparência no debate de ideias. Caso seja aprovada a iniciativa, qualquer cidadão poderá...


A correção de equívocos na lei que dispõe sobre o orçamento deste ano da Defensoria Pública do Estado foi um dos temos tratados nesta segunda-feira, 20, entre o chefe do órgão, Defensor Público Geral Murilo Machado, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Carlesse (PHS). Machado ouviu do parlamentar palavras de apoio e a sugestão de enviar para esta Casa de Leis um projeto de lei. Também participou da reunião o deputado Olyntho Neto (PSDB).

...

A comissão dos aprovados do concurso da Secretaria de Defesa Social foi recebida pelo presidente da Assembleia, deputado Mauro Carlesse (PHS), na tarde desta segunda-feira, 20. Em pauta, reivindicações de melhorias na escola de formação dos agentes penitenciários e mudança de denominação de cargos. Também participou da reunião o deputado Olyntho Neto (PSDB). Na oportunidade os deputados assumiram com a categoria o compromisso de levar as reivindicações da classe para o governo do Estado.

...

O diretor geral da Assembleia Legislativa, Sandro Henrique Armando, se reuniu com servidores da Casa para conversar sobre as intenções da gestão do presidente deputado Mauro Carlesse (PHS) e ouvir sugestões de aprimoramento do serviço. “Queremos aprender com a experiência dos servidores. Estamos abertos para as ideias inovadoras que venham a engrandecer o bom andamento da Assembleia”, disse. "A proposta dessa gestão é administrar a casa com eficiência,  equilíbrio, economicidade e transparência. Faremos uma nova gestão compartilhada com os servidores e a sociedade", finalizou.

 

...

Reunidos em São Paulo, onde participam da IV Reunião da Diretoria Executiva e Comissões Especiais da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Mauro Carlesse (PHS), e o parlamentar Olyntho Neto (PSDB) tiveram um encontro com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), nesta sexta-feira, 17.

Na pauta, a Proposta de Emenda Constitucional 47, que pretende aumentar a autonomia dos estados em temas ambientais, criminais, agrários, de trânsito e outros. “Moramos num país continental, com diferenças e singularidades que devem ser entendidas e respeitadas


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Carlesse (PHS), a vice-presidente, deputada Luana Ribeiro (PDT) e o deputado Olyntho Neto (PSDB) participam nestas quinta e sexta-feira, 16 e 17, em São Paulo, da IV Reunião da Diretoria Executiva e Comissões Especiais da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). O deputado Mauro Carlesse participará também da primeira reunião dos novos presidentes de assembleias legislativas brasileiras.

No encontro, desta quinta-feira, no Hotel Golden Tulip, e na sexta, na Assembleia Legislativa de São Paulo, deputados estaduais de todo o Brasil devem discutir temas como as reformas da previdência e p...


O suplente de deputado Alan Barbiero (PSB) tomou posse durante sessão especial de posse na manhã desta quinta-feira, 16, nesta Casa de Leis. Barbiero ocupará provisoriamente a vaga do colega de partido Ricardo Ayres (PSB) que se afastou do mandato para assumir a Secretaria de Urbanismo e Regularização Fundiária de Palmas. Ao tomar posse, o parlamentar disse que já estava desmotivado para a política, mas devido o incentivo do prefeito da capital, Carlos Amastha (PSB), acabou assumindo o mandato de deputado.

Barbiero agradeceu ao Prefeito e disse que, mesmo estando na Assembleia, vai continuar defendendo a gestão municipal de Palmas, da qual participou como secretário de ...


A coordenadora do programa Justiça Restaurativa, a juíza Umbelina Lopes, acompanhada do Juiz Antônio Dantas, da 2ª Vara Criminal de Execuções Penais de Araguaína, e do promotor de Justiça, Alzemiro Peres Freitas, apresentou aos parlamentares, na manhã desta quinta-feira, 16, uma proposta de parceria entre os Poderes para a implementação do projeto Justiça Restaurativa no Tocantins.

O programa, inicialmente implementado no município de Araguaína, desenvolve ações para solucionar conflitos comunitários nas escolas, bairros e sistema prisional. A justificativa é combater a violência, coibir o uso de drogas e promover a ressocialização em diversas cidades do estado.


Foi encaminhada para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), na sessão matutina desta quarta-feira, 15, a reedição da Medida Provisória que dispõe sobre os Sistemas Estaduais de Administração Financeira e de Contabilidade. A proposta estabelece atribuições sobre administração e contabilidade e visa ao equilíbrio financeiro do Estado, dentro dos limites de receita e de despesas públicas.

A medida edita normas sobre a programação financeira, promove o acompanhamento da execução da despesa pública e o  gerenciamento de dívidas. Também são estabelecidas na proposta  diretrizes  sobre operações de crédito, para controlar obrigações que ...


O deputado Elenil da Penha (PMDB) iniciou, na sessão matutina desta quarta-feira, 15, um debate sobre a falta de água para várias populações do Estado, tendo como principal preocupação os assentados da Reforma Agrária. Ele recebeu o apoio, em seu pleito, dos deputados Zé Roberto (PT) e do presidente da Comissão Parlamentar de Defesa do Consumidor, Eli Borges (PROS). O peemedebista lembrou que no final de 2016 foi aprovado pelos deputados um convite ao presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Eder Martins Fernandes, para que ele prestasse explicação sobre a construção de poços artesianos pelo Governo do Estado.

Elenil  se mostrou mais preocupado co...


Em solenidade de posse, na manhã desta quarta-feira, 15, Stalin Bucar (SD) prestou o seu 3º juramento como deputado estadual. Ele exerceu função parlamentar por duas legislaturas e agora reassume a cadeira como suplente no lugar do deputado Eduardo do Dertins (PPS), que se afastou para tratamento de saúde por um período de 121 dias.

Bucar agradeceu a oportunidade de retornar às atividades legislativas, prometeu esforço no período em que estiver na Casa de Leis e declarou-se aliado do presidente Mauro Carlesse (PHS). Ressaltou seu compromisso com o fortalecimento do Parlamento, assim como sua missão de ajudar o Estado a superar dificuldades, progredir ...


Em seu primeiro pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, após assumir a vaga de suplente de deputado, Solange Duailibe (SD) comentou notícias veiculadas na imprensa de que sua posse teria sido premeditada para lapidar uma impunidade, em função de um processo contra ela que corre na Justiça de primeira instância.

Segundo a parlamentar, a informação “não guarda coerência com a realidade”. Ela afirmou que a prerrogativa de foro não significa ser julgada por uma legislação mais branda.

Solange esclarece que, por assumir a função de deputada, o processo se desloca para o Tribunal de Justiça, devido o foro privilegiado que tem direito um parlamentar. Mudança ...


O diretor-geral da Assembleia Legislativa, Sandro Henrique Armando, recebeu nesta terça-feira, 14, o livro Estatuto PM BM TO Comentado Artigo por Artigo. A obra foi entregue por um dos autores, Sérgio Nunnes dos Santos, e vai integrar o acervo da biblioteca do Legislativo.

No livro, os autores analisam a lei estadual 2.578/2012 que dispõe sobre o estatuto da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, incluindo considerações à doutrina e jurisprudência da lei.

Os autores

Sérgio Santos é professor universitário, especialista em direito administrativo militar e tenente-coronel da Polícia Militar do Tocantins. Má...


Na sessão desta terça-feira, 14, o deputado Wanderlei Barbosa (SD), em seu pronunciamento, pediu esclarecimento ao secretário de saúde do Estado, Marcos Musafir, sobre a compra de medicamentos, alimentos e materiais de limpeza realizadas pela pasta. O parlamentar questiona a legalidade das compras no período de fevereiro de 2015 a fevereiro de 2017, conforme supostas denúncias veiculadas no blog do jornalista Luiz Armando e no site do Jornal Stylo. As denúncias tem por base ações propostas pela Defensoria Pública do Estado (DPE) e pelo Ministério Público Estadual (MPE)  quanto aos procedimentos da Secretaria, afirma o deputado.

Wanderlei disse estar surpreso co...


Foi encaminhada para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), na sessão desta terça-feira, 14, uma proposta  do  Governo que reajusta os benefícios  de aposentadoria e pensão por morte mantidos pelo Instituto de Gestão Previdenciária – IGEPREV.  O reajuste tem o propósito de atualizar os benefícios  devido a elevação do salário mínimo, a partir de janeiro de 2017.

Outra matéria enviada à CCJ trata da reedição da Medida Provisória que dispõe sobre a revisão geral anual da remuneração dos servidores públicos da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo. O  reajuste é de 9,8307%.

Já as...


Foi encaminhado à Mesa Diretora, na sessão desta terça-feira, 14, requerimento, de autoria do deputado Eduardo do Dertins (PPS), que solicita licença para tratamento de Saúde por um período de 121 dias. Com a saída do deputado, assume a cadeira o suplente, deputado Stalin Bucar (SD).

Em sua justificativa o parlamentar licenciado argumenta que o seu afastamento é necessário devido à impossibilidade de conciliar o tratamento médico com o exercício da atividade parlamentar. Stalin Bucar deve ficar no cargo até 10 de junho de 2017.

Bucar foi deputado estadual em duas legislaturas de 2006 a 2014. Na eleição de 2014 obteve 10.928 votos. Agropecuarista, nascido em 2...


A partir da próxima quinta-feira, 16, a TV Assembleia será sintonizada com uma nova frequência no sinal aberto digital. Agora, o cidadão tocantinense poderá assistir à programação pelo canal 44.2. A modificação é apenas na frequência do sinal, anteriormente sintonizado pelo canal 61.2. Outra forma a acessar a programação é pela TV a cabo NET, canal 9, com qualidade HD de som e imagem.


O conteúdo continua o mesmo, ou seja, a prioridade é a transmissão dos trabalhos parlamentares ao vivo, durante as sessões ordinárias e solenes, audiências públicas, reuniões das comissões permanentes e demais eventos do legislativo, além da exibição de conteúdos culturais e informativ...


A sessão solene de posse dos gestores reeleitos do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE), para o biênio 2017/2018, foi prestigiada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Carlesse (PHS). A cerimônia foi realizada na tarde desta sexta-feira, 10, no auditório do TCE, quando foram empossados o presidente,  o vice-presidente e o corregedor da instituição: Manoel Pires dos Santos, Severiano Costandrade de Aguiar e André Luiz de Matos Gonçalves, respectivamente.

Após os atos de posse foi realizada a outorga de duas honrarias em comemoração aos 28 anos do TCE: a Medalha do Mérito Funcional e o Colar do Mérito Governador Siqueira Campos....


A instalação das 11 comissões permanentes da Assembleia Legislativa e a escolha dos presidentes e vice-presidentes de três delas foram realizadas na manhã desta quinta-feira, 9. Uma das mais importantes comissões da Casa, a de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), será presidida pelos deputados Olyntho Neto (PSDB), e contará com Ricardo Ayres (PSB) como vice.

Também foram eleitos os deputados José Bonifácio (PR) para a presidência da Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle, e o parlamentar Eduardo Bonagura (PPS) para vice. A Comissão de Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transportes, Desenvolvimento Urbano e Serviço Público terá o deputa...


Sob o comando do deputado Elenil da Penha (PMDB) um grupo de populares, em reunião na tarde desta quarta-feira, 08, no plenarinho da Assembleia Legislativa, iniciou um movimento para coleta de assinaturas que visa o encaminhamento de um projeto de lei de iniciativa popular. A proposta pede a ampliação da idade máxima –  de 30 para 35 anos - para ingresso na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros no Estado  Tocantins.

O projeto altera o inciso III do artigo 11 da Lei Ordinária Estadual nº 2.578, de 20 de abril de 2012, que instituiu Estatuto dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado. A legislação atual exige como condição para inscrição...


A nova composição dos blocos partidários e a indicação de membros para compor as Comissões Permanentes do Parlamento têm gerado debates entre os deputados. Na sessão desta quarta-feira, 08, quatro blocos foram definidos e comunicados à Mesa Diretora. Já a participação do Partido Socialista Cristão (PSC) na composição de blocos e comissões permanece indefinida.

A indefinição ocorre porque nessa terça-feira, 07, o deputado Osires Damaso (PSC) apresentou uma resolução do Partido com a decisão do Diretório Estadual e Federal de que ele somente comporia bloco com o partido Solidariedade. No entanto, os deputados Jorge Frederico e Júnior Evangelista, que integram a sigla,...


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Carlesse (PHS), participou, na manhã desta quarta-feira, 08, da abertura do Encontro de Gestores Municipais, promovido pela Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), na sede da entidade, em Palmas.

No seu discurso, Carlesse disse reconhecer as dificuldades enfrentadas pelos municípios e garantiu que os novos gestores terão que usar criatividade e boas práticas para promover uma boa administração. “Sou entusiasta do municipalismo e entendo que só com o trabalho de prefeitos empreendedores que iremos transformar nossos municípios, o estado e o país”, ressaltou o presidente.

Mauro Carlesse destacou que o P...


A senadora Kátia Abreu (PMDB) foi recebida no fim da tarde desta terça-feira, 7, pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Carlesse (PHS). A visita de cortesia também contou com a presença dos parlamentares Olyntho Neto (PSDB), Wanderlei Barbosa (SD) e Eduardo Bonagura (PPS). (Glauber Barros)

...