Deputado participa de lançamento de Colégio Militar em Palmeirópolis

10/09/2019 17h02 - Publicado há 1 mês
Deputado Gleydson Nato fala da importância do Colégio Militar
Secom/TO / HD

O deputado estadual Gleydson Nato (PHS) participou na noite desta segunda-feira, 9, do lançamento da unidade do Colégio Militar em Palmeirópolis. A solenidade foi realizada na Escola Estadual Professora Maria Guedes, que passa a ser denominada como Colégio Militar Unidade XII - Professora Maria Guedes.

O deputado e líder do governo na assembleia Gleydson Nato elogiou a escola. “Este Colégio Militar é de grande valor para a cidade de Palmeirópolis, que estava precisando de uma escola desse padrão, onde vai atender a demanda da comunidade. A educação é muito importante para o futuro e com essa  sede nossos estudantes vão aprender novos conceitos de ensino, disciplina a valores”, disse Nato.

O comandante do 4º BPM de Gurupi, Tenente Coronel Jaime Porfírio,  parabeniza o Governo do Estado. Ele acredita que é um bônus muito positivo para região. “Muitos prefeitos já estão se reunindo,  trabalhando a importância e buscando a implantação de um colégio militar na sua cidade, pois um programa de investimento a curto e longo prazo, que é um sucesso, finaliza.

Ao todo, o Tocantins já conta com outras 11 unidades de Colégios Militares nos municípios de Palmas (unidades I e II), Araguaína (unidade III), Arraias (unidade IV), Paraíso (unidade V), Araguatins (unidade VI), Gurupi (unidade VII), Guaraí (unidade VIII), Porto Nacional (unidade IX), Colinas (unidade X) e Augustinópolis (unidade XI).

A cerimônia de lançamento contou com a presença do governador Mauro Carlesse, professores, estudantes, familiares, lideranças políticas, autoridades e moradores da comunidade.

Histórico da Escola

A Escola Estadual Professora Maria Guedes foi criada em 1958 com o nome de Escola Municipal da Fazenda Itabaiana. No ano de 1976, essa unidade passou a se chamar Escola Estadual de 1º Grau de Palmeirópolis, unificando Ginásio e Primário, e se desligando definitivamente de Paranã.

Em 1982, criou-se o 2º Grau, hoje ensino médio, com o curso de Técnico em Contabilidade. Já na jurisdição do Tocantins a unidade passou a ser nominada como Colégio Estadual de Palmeirópolis. Por fim, em julho de 2015, em homenagem a uma de suas primeiras educadoras, recebeu o nome de Escola Estadual Professora Maria Guedes.

Hoje, a unidade escolar que passa a ser denominada como Colégio Militar Unidade XII – Professora Maria Guedes, possui cerca de 490 alunos matriculados e 43 servidores.