Emendas ao PLDO do deputado Issam Saado contemplam educação e investimentos em obras públicas

Por Luciene Barbosa/Ascom deputado Issam Saado
09/11/2022 14h19 - Publicado há 27 dias
Emendas contemplam cadeias produtivas como a piscicultura e silvicultura
Ascom/Deputado Issam Saado / HD

Dentro do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para 2023, aprovado na última segunda-feira, 07, o deputado Issam Saado (Republicanos), relator da matéria, teve sete emendas aprovadas.

Na infraestrutura logística do Estado do Tocantins, o deputado Issam Saado apresentou emendas inclusas em três eixos. No eixo Desenvolvimento Regional, Urbano e Indústria, o parlamentar solicita a pavimentação asfáltica para municípios de sua base. Já no eixo Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente foi requerido o fortalecimento de cadeias produtivas para fomentar a piscicultura e silvicultura e, dentro do eixo Educação, Cultura e Tecnologia, estão reformas de escolas para vários municípios tocantinenses.

Pavimentação asfáltica

Por meio de uma emenda aditiva, o deputado Issam inseriu na Meta e Prioridades da Administração Pública Estadual, no eixo: Desenvolvimento Regional, Urbano e Indústria, para o início do projeto de pavimentação asfáltica da Rodovia TO-424 - municípios de Babaçulândia à Filadélfia com, aproximadamente, 45 Km de extensão e o início do projeto de pavimentação asfáltica da Rodovia TO-413, no trecho que liga o trevo localizado no Km 18, até o Povoado São Joao do Ananás, no município de Ananás/TO.

As inserções no mesmo eixotambém contemplarão o município de Barra do Ouro com a solicitação para o início do projeto de pavimentação asfáltica da Rodovia TO-130, para a cidade, no trecho que liga o povoado Morro Grande a BR-10, na direção dos municípios de Goiatins e Itacajá/TO, uma extensão total de 1.500 metros.

Educação

Com o intuito de promover melhores condições prediais das escolas, também foram incluídas, dentro do eixo: Educação, Cultura e Tecnologia da Meta e Prioridades da Administração Pública Estadual, a reformas das Escolas Estaduais Presidente Tancredo Neves e a Vicente Carlos de Sousa, localizadas no município de Buriti/TO. O PLDO prevê a reforma total de 18 escolas.

Outras solicitações

A fim de estabelecer parcerias e convênios entre o Estado e municípios, o deputado teve aprovado emenda aditiva para inclusão da meta voltada para a transferência de recursos financeiros aos municípios para investimento em obras públicas.

A piscicultura e silvicultura também serão fortalecidas. O deputado Issam Saado também solicitou investimento para os segmentos, dentro do eixo: Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente e da prioridade voltada para o fortalecimento das políticas para o desenvolvimento das principais cadeias produtivas agropecuárias do Estado.

Das 114 emendas apresentadas pelo parlamentares, 39 foram aprovadas, 73 rejeitadas e duas na condição de prejudicadas. O PLDO que prevê receita de R$ 12,883 bilhões ganhou um acréscimo de R$ 1,4 bilhão em relação à previsão para 2022, que foi de R$ 11,4 bilhões. Os eixos mais contemplados foram Saúde e o de Desenvolvimento Regional, Urbano e Indústria.