Issam quer garantir continuidade do tratamento de autistas no período da pandemia

Por Ana Cássia Costa
08/05/2020 11h24 - Publicado há 23 dias
Famílias de pessoas com TEA precisam garantir continuidade de tratamentos, para Issam
Famílias de pessoas com TEA precisam garantir continuidade de tratamentos, para Issam
Dicom/AL / HD

O deputado estadual Issam Saado (PV) apresentou Projeto de Lei na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), na última semana, para garantir a continuidade do tratamento de saúde dos portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA).

"Nesse momento tão difícil, de Coronavírus, as pessoas com autismo sofrem com o isolamento. Muitos não conseguem ficar retidos em casa", refletiu o parlamentar ao pontuar que defende uma flexibilização para os portadores de autismo, obedecendo as medidas de proteção recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo obrigatório o uso de máscara.

O parlamentar ainda explanou sua intenção em ajudar as famílias mais carentes, que necessitam ainda mais da atenção do poder público nesse momento, garantindo que o atendimento a elas continue.

O Projeto de Lei certifica que as clínicas públicas e privadas que atendam pessoa com TEA flexibilizem seus horários e disponibilizem ambientes exclusivos para o atendimento. Também garante que os autistas tenham seus direitos e dignidade respeitados mesmo em emergências como a pandemia e epidemias.

Exemplo

Muitos outros países estão garantindo os direitos dos portadores de TEA, por meio de flexibilização das regras de confinamento. Na França, "no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o chefe de Estado Francês declarou que os 700.000 autistas da França poderão sair de casa com mais frequência para ir aos locais que representam referências tranquilizadoras para eles".

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS