Projeto que insere JETs e Parajets no calendário do Estado é aprovado

Por Thalia Batista
07/11/2019 16h15 - Publicado há 12 dias
Ayres defende a importância da inserção dos jogos no calendário oficial do Estado
Dicom/AL / HD

Foi aprovado por unanimidade, pela Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Ricardo Ayres (PSB) que institui no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Tocantins os Jogos Estudantis do Tocantins (JETs) e os Jogos Paradesportivos do Tocantins (Parajets). A matéria agora será encaminhada para a sanção do Governo do Estado.

Segundo Ayres, os eventos possibilitam o incremento e o desenvolvimento do desporto estudantil, a interação e a integração esportiva entre jovens estudantes das diversas escolas do Estado, públicas e privadas, o intercâmbio esportivo entre os municípios, além da formação de atletas e de equipes de alto nível para representar o Estado no cenário nacional, em especial nos Jogos Escolares da Juventude e nas Paraolimpíadas Escolares. “Buscamos assegurar a continuidade da prática desses eventos esportivos de modalidade olímpica, não olímpica e paraolímpica, conforme o interesse público, garantindo, inclusive, a previsão de dotação orçamentária específica para eles”, ressaltou.

O Projeto de Lei regulamenta que os Jogos Estudantis do Tocantins (JETs) e os Jogos Paradesportivos do Tocantins  (Parajets) deverão ser realizados entre os meses de abril e junho de cada ano. Para o parlamentar, a previsão e a obrigatoriedade do evento, quando instituído no Calendário Oficial, garantem sua realização anual, a preparação antecipada das escolas e atletas.

Os jogos

Os Jogos Estudantis do Tocantins - JETs chegaram em 2019 à sua 29ª Edição e à 6ª Edição dos Jogos Paradesportivos do Tocantins – Parajets, consolidados na história do Estado. Na edição deste ano, os eventos contaram com a participação de mais de 20 mil estudantes.

Idealizados pela Secretaria de Educação do Estado desde 1989, os jogos estudantis são um grande instrumento de integração, promoção de saúde e bem-estar através do esporte. Participam dos JETS estudantes tocantinenses dos ensinos fundamental e médio das redes pública e particular do Estado do Tocantins em idade escolar, 12 a 17 anos, nas modalidades atletismo, tênis de mesa, xadrez, natação, futsal, voleibol, handebol e voleibol de praia. Os jogos são divididos nas etapas municipal, regional e estadual.