Em audiência de prestação de contas, Ayres solicita UTIs para hospitais de Dianópolis e Arraias

Por Helton Gonzaga
29/04/2021 14h48 - Publicado há 9 dias
Ayres apresenta seus questionamentos ao secretário da Saúde, Edgar Tolini
Ayres apresenta seus questionamentos ao secretário da Saúde, Edgar Tolini
Dicom/AL / HD

O deputado estadual Ricardo Ayres (PSB) participou na manhã desta quinta-feira, 29, na Assembleia Legislativa, da audiência pública de prestação de contas da saúde referente ao 3° quadrimestre do ano de 2020. Na oportunidade o parlamentar parabenizou e agradeceu os profissionais de saúde e todos os servidores da pasta e também pediu a instalação de UTIs em hospitais regionais no interior do Tocantins.  

Ricardo Ayres questionou ao secretário de Estado da Saúde, Edgar Tolini, se existe a previsão de instalação de novas UTIs e leitos clínicos no Estado do Tocantins. Nesse sentido, o parlamentar “reivindicou” que sejam instalados novos leitos de UTIs nos Hospitais Regionais de Dianópolis e Arraias. “Nós precisamos avançar na cobertura de leitos de UTI da mesma forma que fizemos com Porto Nacional. Leitos estes que, com uma estrutura física adequada, irão garantir mais qualidade de vida para o povo do Sudeste”, destacou o parlamentar.

Em resposta ao questionamento do deputado, Tolini ressaltou que serão instalados 20 novos leitos de UTIs em Paraíso do Tocantins, em até 15 dias. Já para os Hospitais Regionais de Dianópolis e Arraias ele ressaltou que a oferta de leitos de UTIs é mais difícil devido ao porte das unidades, hospitais de pequeno porte, bem como pela dificuldade de encontrar e contratar profissionais capacitados para atuar nas unidades de terapia intensiva. “Este profissional está raro e caro”, ressaltou o secretário.

Outro questionamento levantado pelo deputado foi sobre o valor que o Estado do Tocantins e os seus municípios receberam até aqui de recursos destinados para a Covid-19. “Não só nós parlamentares precisamos saber dessa informação de forma detalhada e ampla, mas toda a sociedade também. Com essa informações vamos cobrar também dos municípios onde estão os recursos e como eles estão sendo aplicados”, destacou.

UTIs em Porto Nacional

Em relação às UTIs de Porto Nacional, recentemente instaladas, o deputado estadual Ricardo Ayres perguntou sobre de quem foi a responsabilidade da instalação. “As UTIs de Porto Nacional foram implementadas e custeadas pelo Governo do Estado ou pela União? Foi necessário a autorização do Ministério da Saúde para que elas pudessem funcionar?”, questionou o deputado.

Sobre estes pontos, Edgar Tolini esclareceu que as UTIs são custeadas de forma compartilhada entre os Governos Federal e Estadual, sendo que o Estado paga pela disponibilização e utilização e o Governo Federal repassa recursos quando a unidade está ocupada. Ainda segundo o gestor, não houve a necessidade de autorização para as UTIs, visto que o Ministério da Saúde tem habilitado as unidades desde que seja comprovada a necessidade da mesma. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS