Valderez participa da 7ª Reunião Ordinária do Conselho de Política Cultural do Tocantins

23/09/2021 18h25 - Publicado há 24 dias
7ª Reunião Ordinária do CPC-TO
Divulgação / HD

A deputada Valderez Castelo Branco participou nesta quinta-feira, 23, por meio de videoconferência, da 7ª Reunião Ordinária, biênio 2020/2022, do Conselho de Política Cultural (CPC-TO). Na ocasião foi apresentado o novo Superintendente do Desenvolvimento da Cultura Relmivam Milhomem, além de ter sido debatido o editais de mestres e griôs e das sextas culturais.

Durante sua fala, Valderez parabenizou o novo Superintendente e afirmou que está à disposição para continuar auxiliando a cultura tocantinense. “Relmivan é nosso cantor, compositor, e ex-secretário de Cultura de Araguaína. Sou testemunha da sua vida pregressa e do amor que ele possui pela cultura de modo geral. Sei que exercerá um trabalho magnífico nesta nova etapa. Conte com esta deputada e com a Assembleia Legislativa para continuarmos trabalhando pela melhoria da cultura tocantinense, e por ações e projetos que venham a valorizar cada vez mais o trabalho dos nossos artistas”, disse a parlamentar.

Durante a Reunião também foi debatido e votado o nome que seria dado ao edital dos mestres e griôs. Com voto de Valderez e da grande maioria dos Conselheiros e Conselheiras ficou estabelecido que ele se chamará “Dona Miúda”. “Uma homenagem merecida e um reconhecimento por quem fez tanto pelo sua comunidade e pelo nosso Estado do Tocantins. Dona Miúda será sempre lembrada”, destacou Valderez.

Também foi discutido durante a reunião a importância de diversificar as apresentações artísticas e culturais de modo geral, que ocorrem nas sextas culturais. A inclusão de indígenas e quilombolas, por exemplo, foi um dos pedidos feitos durante o encontro. Foi sugerido de que cada setor criativo apresente suas proposições para compor o Edital, que utilizará recursos do fundo cultural.