Presidente da Aleto fala sobre necessidade de reconhecimento da enfermagem em Sessão Solene

Por Lauane dos Santos
25/05/2023 14h17 - Publicado há 11 meses
Amélio Cayres citou algumas lutas importantes da classe e parabenizou em nome do povo.
Isis de Oliveira/Dicom Aleto / HD

Em reconhecimento ao trabalho de excelência dos mais de 22 mil profissionais de enfermagem tocantinenses, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), abriu a Sessão Solene em comemoração ao Dia do Enfermeiro nesta quinta-feira, 25, no Plenário da Casa de Leis.

Em suas matérias legislativas, o parlamentar atua para garantir mais saúde, dignidade e melhorias nos espaços hospitalares, bem como mais oportunidades de educação em saúde, pedindo a expansão de cursos de graduação para a região do Bico do Papagaio. Durante a sala, Amélio Cayres frisou a importância dos profissionais da enfermagem para a sociedade.

“Quero parabenizar cada profissional da enfermagem em nome da comunidade, de todos que já empregaram a vida para que vocês cuidassem. Essa solenidade solicitada pela deputada Janad Valcari também é uma homenagem de todos os cidadãos em virtude da importância da função exercida pois vocês salvam outras vidas arriscando, muitas vezes, a própria vida também”, afirmou o presidente.

Amélio Cayres ainda citou algumas lutas importantes da classe e a necessidade de reconhecimento. “Sabemos que homenagear os enfermeiros, para além do cuidado, significa dar condições de trabalho, não só na estrutura física, mas também o reconhecimento da função e carreira de cada um. Esta Casa é o lugar para ajudar nisso. Todos os 24 deputados estão de portas abertas para discutir o que for necessário para fazer jus a importante carreira da enfermagem e a nossa obrigação é cuidar destes profissionais que tanto se doa para o povo”, acrescentou.

Após a abertura da Solenidade, Amélio passou a presidência da cerimônia para a autora do requerimento, Janad Valcari, e se juntou aos demais deputados no Plenário. O chefe do Legislativo ainda entregou condecorações para enfermeiras e técnicas de enfermagem representando as Categorias, juntamente com os parlamentares Junior Geo, Eduardo Fortes, Luciano Oliveira, Gipão e Nilton Franco.

Também participaram da Sessão Solene a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Tocantins, Joseane Franco; presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins, Luana Bispo Ribeiro; representando a Associação Tocantinense de Municípios (ATM), a prefeita de Monte Santo e enfermeira Nezita; representando o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Tocantins, Valéria Queiroz; representando o Ordem dos Advogados no Brasil - Seccional Tocantins, Bruna Linhares; representando a senadora Dorinha, a chefe de gabinete Jucylene Borba.