TV Assembleia do Tocantins: uma década de informação legislativa

Por Rubens Gonçalves
14/06/2023 17h12 - Publicado há 11 meses
Erasmo Damasceno faz ao vivo durante as sessões plenárias
Silvio Santos / HD

A TV Assembleia do Tocantins comemora nesta terça-feira, 13, dez anos no ar. Uma década de comunicação inovadora, com informações relevantes e aproximando a população do trabalho dos seus representantes na Casa de Leis do Estado.

Presente nos oito municípios mais populosos do Estado, a emissora celebra seu 10º aniversário reafirmando o compromisso em levar informações precisas e conteúdo de qualidade aos lares de cerca de pelo menos 70% dos tocantinenses.

Com o apoio de parcerias importantes, a exemplo do Ministério Público Estadual, Defensoria Pública – do Estado e da União –, universidades públicas locais e Câmaras Municipais, a TV Assembleia tem cumprido seu papel de fornecer informações de interesse da população tocantinense.

Um dos principais objetivos da emissora, lembra o presidente da TV Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos), é dar visibilidade à atuação dos deputados. “Ao transmitir ao vivo as sessões plenárias e as comissões, a emissora proporciona transparência às ações desenvolvidas pelo Legislativo estadual; ao mesmo tempo, aproxima os legisladores e a população, fortalecendo a democracia e estimulando a participação popular na política”, explica.

Rede Legislativa

A TV Assembleia do Tocantins integra a Rede Legislativa de TV Digital. Segundo o diretor da emissora, Armando Formiga, são 74 emissoras de TV, em 1.163 cidades, com sinal aberto e gratuito para mais de 90 milhões de cidadãos. Com o compartilhamento de canais, a Rede Legislativa incentiva Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais a montarem suas próprias TVs e rádios, dividindo custos e responsabilidades.

Conteúdo

O conteúdo da TV Assembleia vai além das questões políticas, oferecendo uma programação diversificada, com ênfase às atividades esportivas e às manifestações culturais do Tocantins. Com isso, a emissora cumpre seu papel de TV pública, que é de valorizar a identidade cultural e o potencial do Estado.

O empenho da atual gestão em ampliar cada vez mais o alcance do sinal digital da TV Assembleia tem sido fundamental para alcançar a maioria da população, garantindo a todos a oportunidade de acompanhar o trabalho dos seus representantes.

Transmissores

Palmas