Deputado Marcus Marcelo quer escolas de reciclagem em todo o TO

Por Thatiane Cunha
01/09/2023 11h18 - Publicado há 7 meses
“Fizemos uma mostra no hall de entrada da Aleto sobre o trabalho da Reciclarte
Reprodução / HD

Já tramitando na Aleto (Assembleia Legislativa do Tocantins), o projeto de lei de autoria do deputado Marcus Marcelo (PL) prevê a criação da Escola de Reciclagem do Estado. O objetivo é incentivar a reciclagem e a preservação do meio ambiente, por meio do fomento de renda sustentável nos municípios tocantinenses.

“Fizemos uma mostra aqui no hall de entrada da Assembleia. Achamos importante mostrar o grande trabalho que tem sido uma pauta nossa, a sustentabilidade, e entendimento nosso na condição de deputado é que possa ter escolas como essa em todo o Estado. Material que ia para o lixo e que está sendo reaproveitado em um trabalho belíssimo”, afirmou o parlamentar.

O projeto de lei traz que a Escola de Reciclagem irá oferecer o ensino de artes em geral, trabalhos de reciclagem, atividades pedagógicas e cursos de economia solidária, visando o atendimento de crianças, adolescentes, jovens e adultos de todo o Tocantins.

Para a manutenção das unidades, o Governo do Estado será autorizado a firmar convênios com municípios, entidades públicas ou privadas e cooperativas, visando a obtenção de recursos técnicos e financeiros.

Sucesso em Araguaína
A diretora da Reciclarte Escola de Artes Raimundo Paulino de Araguaína, Valéria Elias, explicou que o projeto municipal visa a educação ambiental. “Precisamos sensibilizar as pessoas sobre o respeito ao meio ambiente e para isso a gente precisa da educação ambiental. E dentro da educação artística a gente oferece música, dança, artesanato, em que trabalhamos o reaproveitamento, todas as atividades utilizam materiais de descarte”.

De acordo com a gestora, os materiais que iam para o lixo são utilizados na confecção de instrumentos musicais, roupas, materiais de cena e iluminação. “Todo o trabalho envolve o reaproveitamento. Nosso projeto desenvolve várias peças artísticas que usamos nas próprias apresentações”.

O problema dos inservíveis
Valéria Elias também explicou que a Reciclarte é hoje referência mundial devido ao trabalho de reaproveitamento de materiais inservíveis em órgãos públicos, por exemplo. “Somos uma instituição extremamente importante para a sustentabilidade, usando materiais que iam para o lixo, como cadeiras, mesas, materiais de escritório que antes não tinha para onde mandar. A gente pega, desfaz, melhora ou faz outra peça”.

Ela explicou que no Brasil os inservíveis são um problema para os gestores públicos, porque não têm onde descartar. “Eles são comprados com verbas públicas para uso em escolas e nos órgãos em geral, às vezes não tem como consertar e iria para o lixo, e aqui a gente reaproveita. Isso é muito importante para o Município de Araguaína”.

Projeto modelo
Mais de cinco mil alunos já passaram pela Reciclarte em Araguaína, que atende além de crianças de baixa renda da rede municipal e recicladores, a comunidade em geral.

A diretora Valéria Elias citou que a iniciativa do deputado Marcus Marcelo em expandir a ideia do projeto é extremamente importante. “Todas as pessoas que conhecem a escola, inclusive a nível internacional, como a curadora de arte Adriana Klisys, que ficou impressionada e disse que o projeto tem que ser exemplo para o Brasil e que não conhece nada igual no mundo e inclusive deveria entrar para a rota internacional de turismo”.