Requerimento pede escola para que jovens não se desloquem para outro município

Por Thatiane Cunha
06/09/2023 11h04 - Publicado há 7 meses
Marcus Marcelo aponta falta de estrutura que obriga alunos de Luzimangues irem em busca de vagas
Marcus Marcelo aponta falta de estrutura que obriga alunos de Luzimangues irem em busca de vagas
Clayton Cristus / HD

A falta de escola tem obrigado estudantes a se deslocarem do distrito de Luzimangues, em Porto Nacional, para outras regiões em busca de vagas. A construção de uma estrutura física de ensino em tempo integral foi o que cobrou o requerimento do deputado estadual Marcus Marcelo (PL) já aprovado na Aleto (Assembleia Legislativa do Tocantins) no final do mês de agosto.

“Conversando com a líder Nassa sobre as necessidades do distrito, ela pontuou que os jovens estão vindo inclusive pra capital Palmas para estudar. É importante que o Governo leve como uma das prioridades a construção de uma escola de tempo integral para esses estudantes terem acesso a uma educação de qualidade”, destacou o deputado. 

Marcus Marcelo acrescentou que a construção de uma unidade de ensino estadual no local garantirá aos jovens o direito do ensino, obrigatório e gratuito. “Inclusive para os que não tiveram acesso na idade própria, tendo em vista que a falta de acesso aumenta o abandono do sistema educativo e, consequentemente, a desigualdade e a pobreza”.

Dificuldade para estudar
O requerimento aponta que o distrito de Luzimangues conta com nove ônibus escolares que transportam os alunos para a capital durante o período letivo. A proposta busca atender principalmente os estudantes que residem na região sul do distrito, que contam apenas com uma escola para atender toda a comunidade.

O que diz a lei
O pedido do deputado Marcus Marcelo cita que, além da Constituição Federal, de 1988, existem ainda duas leis que regulamentam e complementam a do direito à Educação: o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), de 1990; e a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), de 1996.

Juntos, segundo o texto, estes mecanismos abrem as portas da escola pública fundamental a todos os brasileiros, já que nenhuma criança, jovem ou adulto pode deixar de estudar por falta de vaga. 

Faltam vagas
Porto Nacional, de acordo com o Censo 2022 do IBGE, conta com 64.418 mil habitantes, apenas Luzimangues, segundo a Prefeitura de Porto, conta hoje com 24 mil habitantes, e vem crescendo cada vez mais. 

“A população está aumentando e com isso a necessidade de mais vagas nas escolas estão surgindo. Como professor, sei a real dificuldade que esses alunos enfrentam para se manterem assíduos em sala de aula e com uma aprendizagem efetiva”, afirmou o deputado.

O requerimento será encaminhado ao governador Wanderlei Barbosa, com cópia para a Secretaria Estadual da Educação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS