Marcus Marcelo reivindica nova pavimentação para TO-421 em Araguaína

Por Thatiane Cunha
14/09/2023 08h29 - Publicado há 7 meses
Deputado defendeu ainda que a TO tenha o nome do veterinário Ruiter Pereira de Abreu
Silvio Santos / HD

O deputado estadual Marcus Marcelo (PL) reivindicou junto à Ageto (Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura) a pavimentação da TO-421, no trecho que liga a BR-153 à EMVZ (Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia), da UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins), em Araguaína. De acordo com o Requerimento nº 1.182, aprovado e já encaminhado ao Estado em 21 de agosto, são 3,5 km de rodovia bastante movimentados e com o asfalto deteriorado.

“Por ser um trecho bastante movimentado, devido aos desgastes ao longo do tempo, tanto climáticos quanto de uso rotineiro, a deterioração da malha asfáltica ocasiona diariamente inúmeros transtornos aos usuários e aos cidadãos que dependem da via”, traz a justificativa da proposta.

Para o deputado, a segurança de professores, alunos e profissionais que todos os dias precisam transitar na rodovia deve ser priorizada. “O trecho está muito perigoso e são pais, mães e filhos que se arriscam diuturnamente. Basta ver as péssimas condições de trafegabilidade do local, que, inclusive, já recebeu diversas vezes a operação tapa-buracos, mas de nada adiantou”.

Homenagem

Além da pavimentação, está em tramitação na Aleto (Assembleia Legislativa do Tocantins), o projeto de lei também de autoria do deputado Marcus Marcelo denominando a TO-421 de Ruiter Pereira de Abreu. A homenagem do parlamentar leva em consideração o pedido da comunidade acadêmica da UFNT, onde Ruiter se formou em medicina veterinária e era muito querido.

“Para seus mestres, Ruiter era o líder da turma, conduzia com responsabilidade os assuntos, valorizava os professores e sempre procurava ajudar a todos. Foi um grande profissional em sua área, mas foi no Campus Universitário de Araguaína durante os anos de sua graduação que Ruiter, o ‘Ruitinha’, realizou o maior de seus feitos: cultivar grandes e bons amigos”, explica a projeto.

O médico veterinário morreu em 30 de janeiro de 2011, aos 33 anos, em plena ascensão profissional, quando teve sua vida interrompida após um grave acidente aéreo.