Presidente da Aleto enfatiza trabalho dos deputados pela população na última consulta PPA, em Palmas

Por Lauane dos Santos
15/09/2023 15h42 - Publicado há 7 meses
O chefe do Legislativo falou do trabalho junto com o governador para ouvir as demandas do povo.
Amanda Germiniani / HD

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos), evidenciou o trabalho dos parlamentares na décima e última Consulta Pública para elaboração do Plano Plurianual (PPA 2024/2027), na capital, Palmas. O evento ocorreu nesta sexta-feira, 15, no Colégio Militar Senador Antônio Luiz Maya, com a participação do governador Wanderlei Barbosa e autoridades estaduais e municipais.

Em seu discurso representando o Poder Legislativo, Amélio Cayres destacou a importância da participação de todos os parlamentares no PPA. “Para mim é uma honra poder representá-los pois todas as ações escolhidas pelo povo que depositou a confiança em cada um dos deputados será inserida no Plano Plurianual e a Assembleia Legislativa irá votar”, frisou.

O chefe do Legislativo falou do trabalho juntamente com o governador Wanderlei para ouvir e lutar pelas demandas da população. “Estivemos em várias regiões do Estado e ficamos felizes em colher sugestões junto a quem realmente precisa dos serviços, lá onde fica o cidadão e a cidadã, para que possam ser inseridas no Plano Plurianual dos próximos quatro anos. O governador já tem feito isso na prática porque anda em todos os municípios do Estado, quando passa em uma estrada esburacada já faz o vídeo e encaminha direto para seu secretariado e busca solucionar”, explicou o parlamentar.

Além disso, Amélio respondeu ao anseio da comunidade que levou faixas e cartazes pedindo melhorias em diversas áreas, como asfalto na TO-446. “Esses asfaltos aqui solicitados nas faixas são importantes e devem ser incluídos no PPA, assim como a BR-010 tão pedida no Bico do Papagaio, pois sei que o Governo tem trabalhado por isso. Até agora foram 38 frentes de serviço de asfalto feitas pelo governador em todo o Estado e temos ainda o empréstimo com o Banco do Brasil de R$ 1 bilhão, aprovado pela Assembleia Legislativa, e  ainda tem R$ 700 milhões para atender estas demandas o ano que vem”, destacou.

O presidente finalizou a fala ressaltando a parceria existente entre os poderes Executivo e Legislativo em prol de melhorias sociais. “A Assembleia Legislativa, que representa os 139 municípios por meio de seus deputados, sempre foi e será parceira do Governo sério e honrado que trabalha a cada dia para nossa gente. Deixo a Assembleia de portas abertas como sempre esteve para ouvir e acolher as demandas da população”, completou.

Para o governador Wanderlei Barbosa, o papel do Governo deve ser feito nas ruas. “Nós estamos fazendo um governo de ir na comunidade e observar o que precisa ser feito para trabalhar de acordo com as necessidades”, frisou o chefe do Executivo.

A plenária em Palmas reuniu moradores de Miracema, Miranorte, Tocantínia, Lajeado, Aparecida do Rio Negro, Porto Nacional, Monte do Carmo, Brejinho de Nazaré, Ipueiras, Silvanópolis e Santa Rosa do Tocantins, bem como deputados estaduais e federais para debater as ações regionais que serão prioridade do Governo de 2024 a 2027.

PPA

Conforme o Governo do Tocantins, a partir do PPA serão definidas as ações de governo que compõem a Lei Orçamentária Anual (LOA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), passando pela aprovação da Assembleia Legislativa, o Plano. Após estas etapas, o Plano Plurianual passa a ser o principal instrumento de planejamento e gestão do Governo Estadual, orientando a aplicação dos recursos públicos e a execução das políticas públicas ao longo dos quatro anos de vigência.