Unale: Aleto disputa Prêmio Assembleia Cidadã

Por Rubens Gonçalves
20/10/2023 15h26 - Publicado há 6 meses
Projeto levou informações aos vereadores e gestores culturais sobre a Lei Paulo Gustavo
Maradona / HD

A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto) disputa a quarta edição do Prêmio Unale Assembleia Cidadã na categoria Projetos Especiais, com o projeto Caravana do Legislativo. Realizada pela Escola do Legislativo, a Caravana percorreu todas as regiões do Estado levando informações sobre a Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura.

Os finalistas (três por categoria) serão conhecidos nesta sexta-feira, 20, e os vencedores serão escolhidos durante a 26ª Conferência Nacional da Unale, que será realizada nos dias 8, 9 e 10 de novembro, em Fortaleza (CE).

O prêmio

De acordo com os organizadores, o prêmio foi criado para incentivar a modernização dos processos legislativos e o atendimento humanizado ao cidadão. Os vencedores receberão R$ 20 mil para serem investidos nos projetos premiados.

A Caravana

A Caravana do Legislativo percorreu cinco cidades polos em quatro regiões do Estado, perfazendo mais de 2,5 mil quilômetros, levando informações aos vereadores, gestores municipais de cultura, artistas e produtores culturais sobre a Lei Paulo Gustavo, de fomento à cultura, que disponibilizou para o Tocantins R$ 41 milhões, dos quais R$ 25 mi para o Estado e R$ 16 mi para os 139 municípios.

O projeto foi viabilizado por meio de parcerias com o Ministério da Cultura, Comitê Estadual Paulo Gustavo, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e Câmaras Municipais das cidades polos: Augustinópolis, Araguaína, Gurupi, Dianópolis e Mateiros.

Mobilização

Para o presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres (Republicanos), o trabalho da Caravana foi fundamental para mobilizar o setor cultural tocantinense. “É essencial dar essa força aos artistas que tentam sobreviver da cultura”, disse, acrescentando que, no ano passado, sem informações aos artistas e gestores culturais, 60% dos recursos da Lei Aldir Blanc destinados ao Estado retornaram ao Governo Federal.