Mantendo a tradição, Aleto homenageia nordestinos

Por Elpidio Lopes
23/10/2023 17h05 - Publicado há 6 meses
Sessão solene foi proposta pela deputada Vanda Monteiro
Isis Oliveira / HD

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) manteve a tradição e mais uma vez realizou sessão solene em homenagem aos nordestinos que moram e colaboram com o desenvolvimento do Estado. A sessão, que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 19, foi também em lembrança ao Dia do Nordestino, comemorado em 8 de outubro.

A sessão foi iniciada pelo primeiro vice-presidente da Mesa Diretora, deputado Ivory de Lira (PCdoB), que ao dar os primeiros encaminhamentos passou a coordenação dos trabalhos para a autora do requerimento que viabilizou a Sessão Solene, deputada Vanda Monteiro (UB).

O evento serviu ainda para comemorar a cultura nordestina, a diversidade folclórica típica da região e a contribuição de homens e mulheres daquela região no desenvolvimento do Tocantins, os quais foram representados por 20 personalidades indicadas pelos deputados.

Vanda Monteiro, ao referir-se aos nordestinos disse: “Nesta data, homenageamos este povo, a sua cultura e a sua resistência. Nosso objetivo é valorizar e reconhecer homens e mulheres que representam o Nordeste dentro do coração do Brasil: o nosso Tocantins”.

Vanda Monteiro comentou a importância da sessão solene. “Esse é nosso reconhecimento aos milhares de nordestinos que escolheram o Tocantins como sua terra e que tanto contribuem para a história do nosso Estado”.

A parlamentar garantiu que tem trabalhado para o retorno da Feira Nordestina, e que já conseguiu sua realização em novembro, durante a Feira de Negócios da Região Sul de Palmas (Fenessul). Disse ainda que já está em andamento junto à Prefeitura de Palmas o processo para a construção da sede própria da Feira do Nordeste e da Casa do Nordeste na capital.

Por sua vez, a deputada Janad Valcari (PL) destacou a importância de homenagear o povo nordestino, segundo ela, pessoas guerreiras que trouxeram a diversidade, na cultura, culinária e em outras áreas para o Tocantins.

Homenageados

Entre os que receberam condecorações estão os indicados por Vanda Monteiro, como os também deputados Jair Farias (Republicanos) e Marcus Marcelo (PL): Antônio Pereira de Sá; Jairo dos Reis; professora Everalda do Rosário e o professor Edson Cabral de Oliveira, ex-secretário de Estado da Administração.

O indicado pela deputa Janad Valcari (PL) foi Manoel Cirqueira Braga. O de Marcus Marcelo (PL), o ex-deputado estadual Raimundo Palito. O escolhido pelo parlamentar Júnior Brasão (PSB) foi Fabrício Alexandre Lopes, e o indicado do deputado Eduardo Mantoan (PSDB) foi Raimundo Nonato Sousa Cavalcante.

Siqueira Campos

Homenageado também foi o nordestino e ex-governador do Estado, Siqueira Campos (em memória), o qual foi lembrado em um vídeo que contou sua luta em favor da criação do Estado do Tocantins. Siqueira foi representado pelo filho, o ex-deputado e ex-prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, que disse reconhecer que não está à altura para representar o pai, tendo em vista os feitos do ex-governador pelo Tocantins.

Oportunidades

Como homenageada, a professora Everalda do Rosário Barbosa Freire destacou que foi com “profunda gratidão” e emoção que recebeu a condecoração. “Esta distinção não é apenas uma honra pessoal, mas um tributo a toda uma comunidade que encontrou no Tocantins, não apenas um novo lar, mas uma terra de oportunidades e acolhimento”, destacou.

Já o presidente da Associação Nação Nordestina de Palmas, Walter Simões, felicitou a Assembleia Legislativa por mais uma homenagem aos nordestinos e defendeu a recriação da Feira dos Nordestinos, que teve seu retorno prometido por Vanda Monteiro.

Cultura

O evento contou com apresentações culturais típicas dos estados nordestinos, entre elas a música “Pisa na fulô”, por VL do Acordeom, e “Asa branca”, pelo sanfoneiro Manoel Cerqueira, que foi um dos homenageados.

Entre as autoridades presentes estavam ainda os deputados Aldair da Costa Gipão (PL) e Wiston Gomes (PSD).