Parlamentares homenageiam professores em sessão solene na Aleto

Por Maisa Medeiros
24/10/2023 09h01 - Publicado há 6 meses
Sessão homenageou 24 personalidades da educação
Koró Rocha / HD

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) realizou na tarde desta quinta-feira, 19, sessão solene em homenagem ao Dia do Professor, comemorado no último dia 15. A solenidade atendeu a um requerimento do deputado Professor Júnior Geo (Podemos) e foi marcada pela entrega de 24 placas de homenagem solicitadas por 13 parlamentares.

Os profissionais homenageados destacam-se pela trajetória na área da docência em instituições públicas e privadas no Tocantins, do ensino fundamental ao universitário. Além da sala de aula, esses profissionais também têm trabalhos reconhecidos nas mais diversas áreas do conhecimento, como gestão, pesquisa e autoria de livros, artigos científicos e outras obras literárias.

Homenageados

Receberam homenagens os professores José Gomes Neto, Ana Lúcia de Medeiros, Denise Oliveira Gonçalves, Fábio de Souza Lopes, Leandro Viana, Maria Itajacy e Ulisses Queiroz. Também a docente Adalgisa Noleto, Aquila Monteiro e Luizinha Alves. As sugestões foram dos deputados Professor Júnior Geo, Ivory de Lira (PCdoB) e Gutierres Torquato (PDT), respectivamente.

Os deputados e professores Marcus Marcelo (PL) e Janad Valcari (PL) fizeram suas homenagens à secretária da Educação de Araguaína, Elisângela Silva, à secretária executiva Ana Cláudia Martins e aos professores Luis Boenergio, Juliana Girardello e ao escritor Júnior Batista do Nascimento.

Eduardo Mantoan (PSDB) indicou a secretária municipal Adriana da Costa Aguiar e a professora Creuzenir Divina para as homenagens. E Jorge Frederico (Republicanos) escolheu o coordenador da Universidade da Maturidade (UMA), doutor em Ciências e Tecnologia, Luiz Sinésio Silva Neto para receber a honraria.

Ainda receberam reconhecimento a professora Raimunda Ribeiro e os educadores Francisco Marques, Floranilde Aires e Oni Lopes sugeridos pelos deputados Cleiton Cardoso (Republicanos), Sargento Júnior Brasão (PSB), Nilton Franco (Republicanos) e Valdemar Júnior (Republicanos). Outros profissionais agraciados foram Francisco da Paz de Carvalho e Miguel Camargo, indicados pelos parlamentares Vanda Monteiro (UB) e Wiston Gomes (PSD) respectivamente.

Discursos

Fizeram uso da palavra representando os homenageados, os professores José Gomes Taveira e Luís Boenergio. Eles agradeceram o reconhecimento dos parlamentares e dedicaram a homenagem aos seus familiares e também aos profissionais da área. Ambos salientaram a importância da Educação para a transformação da sociedade e da necessidade de políticas públicas para melhorar o acesso à Educação, com a ampliação de vagas nas escolas e a contratação de novos professores nas instituições.

A superintendente da Educação Básica do Estado, Celestina Pereira, que representou o governador no evento, citou algumas ações e programas estaduais para valorização dos professores, a exemplo de gratificações. Ela salientou que os programas mencionados visam promover a inclusão e reconhecer as boas práticas na rede estadual para melhoria da aprendizagem e dos indicadores educacionais.

Os professores Júnior Geo, Marcus Marcelo e Janad Valcari, que representam a categoria na Aleto, ressaltaram a importância do apoio da Casa para a classe profissional e também das políticas públicas e projetos para o avanço da Educação no Estado.

“O acesso ao conhecimento é o melhor caminho que o cidadão tem para mudar a sua história. Por isso temos que valorizar os professores porque são eles que levam não apenas conteúdo, mas incentivo e entusiasmo para que essas pessoas realizem seus objetivos e sonhos”, destacou Geo.

Autoridades

Também participaram do evento o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos), o secretário da Educação de Palmas, Fábio Chaves, representando a prefeita Cinthia Ribeiro, e o professor Maurício Kraemer, representando a Ordem dos Advogados do Brasil seccional Tocantins (OAB/TO).