Jair Farias propõe PL para incluir Educação Alimentar e Nutricional nas escolas do Tocantins

Por Geovana
31/10/2023 16h17 - Publicado há 5 meses
Educação Alimentar e Nutricional nas Escolas do Tocantins
Banco de Imagens / HD

Na sessão de hoje, realizada no dia 31 na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, o deputado Jair Farias apresentou um projeto de Lei que visa promover a inclusão da Educação Alimentar e Nutricional nos currículos das escolas de Ensino Fundamental e Médio. A proposta tem como objetivo ampliar o conhecimento dos estudantes sobre alimentação saudável e nutrição, impactando diretamente nas práticas diárias relacionadas à alimentação.

O Projeto de Lei destaca a importância de discutir e promover a educação alimentar e nutricional desde a infância, uma vez que os hábitos alimentares são moldados nesse período. Há uma preocupação com o aumento do risco de obesidade na adolescência quando tais hábitos são formados de maneira inadequada. A alimentação equilibrada e saudável é fundamental para o desenvolvimento físico, mental e social das crianças.

Com o aumento alarmante de casos de sedentarismo entre crianças e adolescentes, o deputado Jair Farias propõe uma ação preventiva que pode contribuir significativamente para a saúde pública no Estado do Tocantins. A inclusão da Educação Alimentar e Nutricional nas disciplinas de Ciências e Biologia dos currículos escolares visa conscientizar os jovens sobre a importância de escolhas alimentares saudáveis, impactando positivamente em seu bem-estar.

Na mesma sessão, o deputado apresentou outra proposição para conceder o Título de Cidadão Tocantinense ao senhor Homero Silva Barreto. Homero Barreto é conhecido por seus relevantes serviços prestados à comunidade de Itaguatins, onde iniciou sua carreira profissional como Agente dos Correios e atuou como Representante do Funrural e Secretário Municipal de Finanças.

Homero Silva Barreto também teve uma atuação destacada na política, sendo eleito prefeito da cidade de Itaguatins no período de 1989 a 1992. Sua trajetória política é herança de seu pai, Nilton Barreto, que também foi prefeito na década de 1970. O trabalho de Homero Barreto sempre foi pautado pelo compromisso de auxiliar a comunidade e melhorar a qualidade de vida de seus concidadãos.

A iniciativa do deputado Jair Farias em propor a inclusão da Educação Alimentar e Nutricional nas escolas e a homenagem ao senhor Homero Silva Barreto refletem o comprometimento do parlamentar com a educação e o reconhecimento daqueles que dedicaram suas vidas ao serviço público.

Os projetos de leis agora serão debatidos e avaliados pela Assembleia Legislativa do Tocantins, com a expectativa de trazer benefícios significativos à educação e à sociedade do estado.