Aleto entrega título de cidadão tocantinense ao ministro Alexandre Padilha

Por Luiz Melchiades
14/11/2023 09h06 - Publicado há 5 meses
Título reconhece contribuições de Alexandre Padilha ao Tocantins, há mais de 10 anos
Koró Rocha / HD

O encerramento da Caravana Federativa do Governo Federal no Tocantins foi marcado pela entrega do título de Cidadão Tocantinense ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. A solenidade foi realizada na tarde desta sexta-feira, 10, no auditório do Colégio Militar Senador Antônio Luis Maya, em Palmas.

O título foi concedido pela Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) ainda em 2011, em reconhecimento às contribuições de Padilha ao estado, à época como ministro da Saúde. “Quero agradecer que, agora, eu sou um tocantinense. Estou muito feliz de estar aqui de volta”, comemorou o ministro.

O vice-presidente da Aleto, deputado Ivory de Lira (PCdoB), destacou que em Palmas e em todas as regiões do Tocantins existem diversas Unidades Básicas de Saúde, escolas e outras obras viabilizadas com recursos federais por intermédio do então ministro das Relações Institucionais, de 2009 a 2010; e ministro da Saúde, de 2011 a 2014.

“O ministro Alexandre já deu demonstração do carinho e do comprometimento que ele tem com o Tocantins. Em todas as regiões do Estado, nós encontramos obras que foram viabilizadas por intermédio dele. Então esse título é um reconhecimento com uma pessoa que tem um compromisso muito grande com o Estado e eu tenho certeza que agora ele terá muito mais ainda, por ser um tocantinense, genuinamente”, ressaltou o deputado.

A Lei nº 2.513/2011 que concede o título de Cidadão Tocantinense ao ministro Alexandre Padilha foi proposta pelo deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos), à época ainda como deputado estadual, e sancionada pelo então governador José Wilson Siqueira Campos.

A solenidade de entrega foi prestigiada pelo deputado estadual Jair Farias (UB), pelos deputados federais Ricardo Ayres, Antônio Andrade (Republicanos), Carlos Gaguim (UB) e Lázaro Botelho (PP), pela senadora Dorinha (UB), por prefeitos de 17 cidades tocantinenses e por gestores de órgãos municipais, estadual e federal.

Caravana Federativa

A Caravana Federativa do Governo Federal encerrou sua edição no Tocantins após dois dias e mais de 2 mil atendimentos realizados junto à gestão estadual e gestões municipais tocantinenses em diversas áreas como saúde, educação, infraestrutura, cultura, turismo, segurança, planejamento e demais áreas de abrangência da gestão pública.

O vice-governador Laurez Moreira (PDT) agradeceu ao ministro Padilha pela iniciativa. “Nós nos sentimos prestigiados em sermos o quarto Estado em que a Caravana está visitando. Isso é motivo de orgulho. Nossos parlamentares estão felizes com o atendimento que têm recebido do Governo Federal. Conte com o Estado do Tocantins, vamos juntos construir o Brasil que nós todos sonhamos”, finalizou.