Deputado Mantoan se emociona na inauguração do Cmei Juscéia Garbelini

08/12/2023 10h00 - Publicado há 4 meses
Deputado Mantoan na inauguração do Cmei que leva o nome da professora Juscéia
Mirdad / HD

A Prefeitura de Palmas inaugurou nessa quinta-feira, 7, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Juscéia Garbelini, no setor Santo Amaro. A escola era uma demanda antiga dos moradores da região norte e atenderá crianças desde o berçário I até o período II da educação infantil.

Durante a inauguração, a família da professora Juscéia esteve presente e viu de perto a materialização da gratidão que Palmas tem à educadora pela contribuição ao ensino e como secretária da pasta. Ao lado da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), o deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB) também agradeceu aos familiares e homenageou a antiga colega de trabalho.

“Eu e a Juscéia caminhamos juntos na gestão, onde a sua competência e lealdade eram admiradas por todos. Hoje celebramos não apenas a abertura de uma instituição de ensino, mas também homenageamos a memória de alguém cujo comprometimento e paixão moldaram vidas e deixaram um legado importante. Desejo que este Cmei seja um espaço onde crianças possam não apenas aprender as lições de Português, Matemática e Ciências, mas também aprender os valores que a professora Juscéia cultivava”, disse o deputado emocionado.

Com uma decoração lúdica e acolhedora, o Cmei Juscéia Garbelini conta com oito salas de aula, lactário, refeitório, ateliê, lavanderia e local para educação física, recreação, entre outros espaços.

QUEM FOI A PROFESSORA JUSCÉIA GARBELINI:

Formada em Letras pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho (PR), Juscéia Aparecida Veiga Garbelini, tinha especialização em Língua e Literaturas Correspondentes pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio; mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Em Porto Nacional, a educadora foi pró-reitora de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Já em Palmas, ficou à frente da Secretaria de Educação entre 2018 e 2019. No dia 5 de agosto de 2021, a professora morreu vítima de câncer.