Marcus Marcelo requer assistência a alunos com problemas de visão e audição

Por Thatiane Cunha
08/12/2023 10h18 - Publicado há 4 meses
De acordo com o deputado, as ações têm como foco a identificação precoce de agravos à saúde
De acordo com o deputado, as ações têm como foco a identificação precoce de agravos à saúde
Divulgação / HD

O deputado estadual Marcus Marcelo (PL) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) solicitando assistência a alunos com problemas de visão e audição matriculados em escolas na rede pública estadual. De acordo com o deputado, as ações têm como foco a identificação precoce de agravos à saúde visual e auditiva, bem como ações de promoção e prevenção, permitindo intervenções antes que impactem no desempenho escolar.

“A saúde visual e auditiva desempenha papel fundamental no desenvolvimento acadêmico e social das crianças. Realizar exames oftalmológicos e auditivos durante o período escolar é crucial para garantir que os estudantes possam ter oportunidade igual para aproveitar ao máximo a aprendizagem educacional”, traz o requerimento, apresentado em novembro.

Prevenção

O documento, após aprovado na Casa de Leis, será encaminhado ao governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), com cópia para a Secretaria da Educação do Estado, e trata como “importantíssimo” o projeto que tem por objetivo ofertar triagem aos educandos e, caso necessário, prover assistência integral em oftalmologia e auditiva aos que tenham problemas diagnosticados.

“A identificação de problemas visuais e auditivos traz oportunidades iguais aos estudantes de baixa renda e previne a evolução para quadros mais graves e irreversíveis, além de evitar-se a repetência e a evasão escolar, assim como de relevantes limitações na qualidade de vida”, cita o deputado.

Oportunidades iguais

O documento cita ainda que a visão nítida é crucial para o processo de aprendizagem, pois a maior parte do conhecimento é adquirida por meio da leitura, escrita e atividades visuais. “Exames oftalmológicos periódicos podem identificar precocemente problemas de visão, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo, permitindo intervenções antes que impactem níveis de desempenho escolar”.

Sobre os exames auditivos, o deputado busca garantir que as ações preventivas, diagnósticas e assistivas nas escolas também são fundamentais e efetivas. “Essa situação é preocupante e propiciará a saúde integral de nossas crianças e jovens”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS