Aleto realiza audiência pública sobre reforma da previdência nesta segunda, 11

Por Luiz Melchiades
12/12/2023 17h22 - Publicado há 4 meses
Proposta da Audiência apresentada pelo deputado Júnior Geo é retomada na CCJ
Proposta da Audiência apresentada pelo deputado Júnior Geo é retomada na CCJ
Koró Rocha / HD

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) realiza nesta segunda-feira, 11, às 9h, uma audiência pública para debater a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 01/2023, que estabelece novas regras para o Regime Próprio da Previdência Social dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (RPPS-TO).

O texto foi encaminhado à Assembleia em 5 de dezembro de 2023, pelo governador em exercício, Laurez Moreira (PDT), após diversas reuniões com setores dos poderes instituídos e sindicatos dos servidores públicos estaduais. O Executivo ressalta que a proposta adequa o regime previdenciário do Tocantins à Emenda Constitucional Federal nº 103/2019.

Durante a tramitação da PEC na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Aleto, os parlamentares retomaram o debate sobre a Audiência Pública da Reforma da Previdência, aprovada ainda em março deste ano, por meio de requerimento apresentado pelo deputado Júnior Geo (Podemos).

“O debate é importante, já que é um tema sensível para toda a sociedade”, ressaltou o presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres (Republicanos), acrescentando que a medida é obrigatória para todos os estados do país. “A reforma da previdência é o cumprimento de uma lei federal e o Tocantins é o último a fazer essa adequação”, frisou.

Serão debatidos diversos temas da PEC, como idade mínima para aposentadoria, regras de transição, impactos no Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev), dentro outros pontos.