Wiston Gomes faz balanço do primeiro ano de mandato e fala das expectativas para 2024

Por Ascom Wiston Gomes
03/01/2024 09h51 - Publicado há 3 meses
Deputado Wiston Gomes
Divulgação / HD

O ano de 2023 foi um ano desafiador para o deputado estadual Wiston Gomes (PSD) e junto com estes desafios vieram várias vitórias. Deputados de primeiro mandato saem em desvantagens, pois neste primeiro ano não contam com as emendas parlamentares, importante instrumento para ajudar na atuação parlamentar.

Apesar disso, Wiston Gomes, buscou atuar de forma a ocupar um espaço de representação na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) e trabalhou com foco na propositura de diversas matérias de interesse público.

Servidor Público

Uma das principais bandeiras de Wiston Gomes, servidor de carreira da Adapec, é a defesa dos direitos dos servidores públicos. Foram 14 requerimentos voltados para garantia e conquista de benefícios para os servidores públicos. Com destaque para solicitação de Publicação das progressões dos servidores, concessão de empréstimo consignado aos segurados com os recursos e criação de quadro próprio Itertins e Detran/TO.

Infraestrutura

A melhoria constante da infraestrutura do Estado, no que diz respeito principalmente as condições das rodovias e vias públicas em geral, foi tema de 21 proposituras apresentadas por Wiston Gomes ao Parlamento. Requerimento como o que solicita a recuperação do trecho da TO-374 entre o município de Marianópolis do Tocantins e a vila Café da Roça, sinalização e recuo nos pontos de ônibus escolares às margens das rodovias estaduais, duplicação da ponte sobre o Rio Taquari que liga o povoado Santa Tereza e o IFTO no município de Araguatins, e a recuperação do trecho da TO-010 entre o povoado Trecho Seco e o entroncamento Transaraguaia da BR-230 no município de Araguatins, são alguns exemplos.

Saúde

Outro tema que ganhou destaque ao longo de 2023 foi a saúde, Wiston Gomes propôs mais de 10 requerimentos. A ampliação e descentralização dos serviços, melhorias e também apresentou sugestões e proposta de soluções para esta área. A estadualização do Hospital Municipal de Araguatins, a ampliação da área de prestação dos serviços PLANSAÚDE para outros estados e a viabilidade da implantação de unidade de hemodiálise nos municípios de Araguatins, Guaraí, Dianópolis, e o Hospital Maternidade para o Bico do Papagaio, são alguns destes destaques.

Agronegócio

A defesa do agronegócio também fez parte da atuação parlamentar de Wiston Gomes, em 2023. Para o Parlamentar o setor é estratégico para Estado. Foram apresentadas cinco proposituras para fortalecer e dar segurança aos produtores rurais. A criação de uma delegacia especializada em crimes agrários foi uma destas proposituras.

Parlamentar atuante

Além das proposituras solicitadas via Legislativo, Wiston Gomes, também articulou, por meio de contatos, reuniões e encontros, recursos e melhorias para o Tocantins. Foi assim quando esteve em Brasília e se reuniu com os senadores Eduardo Gomes e professora Dorinha em busca de recursos para o Tocantins. Atuou ainda, junto ao Ministério de Saúde, para conseguir melhorias para a área da saúde do Bico do Papagaio.

2024

Para o próximo ano, Wiston Gomes projeta mais trabalho e uma atuação parlamentar focada na representatividade.

“Este foi um ano de muito aprendizado e trabalho, focamos em fazer uma atuação parlamentar voltada para os interesses e defesa do tocantinenses. Fomos fiéis às nossas bandeiras e seguimos defendendo pautas importantes nas áreas da saúde, educação, agronegócio e do serviço público. Apresentamos 74 requerimentos e 19 Projetos de Lei, um trabalho sério e comprometido com o Tocantins. Para 2024 temos as melhores expectativas, compreendemos melhor o funcionamento da Casa de Leis, as pessoas tem nos procurado em busca de representatividade e isso tem fortalecido nosso mandato que sempre teve o povo como foco principal”, finalizou.

O recesso parlamentar da Aleto termina em fevereiro de 2024, mas o gabinete do deputado Wiston Gomes, segue aberto para acolher demandas da população tocantinense durante o mês de janeiro.