José Bonifácio é homenageado por Fabion com Comenda Ordem do Mérito do Legislativo

Por Dirceu Leno
01/03/2024 14h33 - Publicado há 2 meses
Fabion ressaltou os feitos notáveis de Bonifácio, destacando sua dedicação ao progresso do Tocantins
Isis Oliveira / Dicom Aleto / HD

Na manhã desta quinta-feira, 29, a Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) comemorou três décadas e meia de contribuição ímpar para o cenário político do estado. A Sessão Solene, realizada em homenagem ao aniversário da Casa de Leis, foi marcada por momentos de reflexão, reconhecimento e honra.

Para celebrar a data, os parlamentares indicaram personalidades que marcaram a história do Tocantins. Fabion homenageou seu irmão e ex-deputado, José Bonifácio, conferindo, a ele, a condecoração da Comenda “Ordem do Mérito do Legislativo”, reconhecendo assim o notável legado como político e servidor dedicado ao Tocantins.

Apesar de Bonifácio não ter comparecido, devido a cuidados com a saúde, a entrega da honraria foi recebida por Antônio Gregório de Sousa Neto, irmão de Bonifácio.

José Bonifácio: um legado político inesquecível

José Bonifácio, figura emblemática no cenário político do Tocantins, foi homenageado não apenas por suas conquistas políticas, mas também por seu compromisso incansável com o serviço público. Como vereador, deputado estadual, senador da república e prefeito de Tocantinópolis, Bonifácio deixou uma marca indelével tanto no cenário estadual e federal, tendo desempenhado um papel crucial na construção e desenvolvimento do Tocantins.

Fabion enaltece a trajetória do irmão

Deputado Fabion ressaltou os feitos notáveis de José Bonifácio, destacando sua dedicação ao progresso de Tocantinópolis e do Tocantins. “Hoje, celebramos não apenas os 35 anos desta Assembleia Legislativa, mas também a trajetória admirável de meu querido irmão, José Bonifácio. Sua paixão pelo serviço público e seu compromisso com o bem-estar dos cidadãos são fontes de inspiração para todos nós. A ele, nossos sinceros agradecimentos por tudo”, declarou Fabion.

Perfil de José Bonifácio Gomes de Sousa

José Bonifácio Gomes de Souza, nascido em 5 de junho de 1951, na cidade de Tocantinópolis, é uma figura icônica e uma das maiores personalidades políticas do Estado do Tocantins. Filho de Salustiano Gomes de Sousa e Matilde Martins de Sousa, desde cedo, demonstrou uma dedicação incansável ao serviço público e um comprometimento notável com o desenvolvimento de sua região.

Iniciando sua carreira como funcionário público, José Bonifácio desempenhou papéis cruciais como agente da Polícia Federal e Procurador do INSS, demonstrando sua competência e dedicação às responsabilidades que lhe eram confiadas. Sua atuação exemplar nessas posições contribuiu para consolidar sua reputação como um profissional íntegro e comprometido.

Na esfera política, José Bonifácio trilhou um caminho notável, ocupando diversos cargos ao longo de sua carreira. Iniciou sua trajetória como vereador, onde pôde expressar seu compromisso com a comunidade local. Sua gestão eficiente e comprometida o levou a ser eleito prefeito de Tocantinópolis por três mandatos, evidenciando a confiança depositada pelos cidadãos em seu trabalho.

A influência de José Bonifácio ultrapassou os limites municipais, alcançando o cenário estadual e federal. Ele se destacou como senador da república, representando os interesses do Tocantins em âmbito nacional, e posteriormente como deputado estadual, exercendo dois mandatos com maestria e dedicando seus esforços para a melhoria das condições de vida dos tocantinenses.

O apelido "Tratorzão do Tocantins", carinhosamente conferido pelo eterno governador José Wilson Siqueira Campos, reflete a determinação e a força com as quais José Bonifácio conduziu suas ações políticas e realizou inúmeras obras em Tocantinópolis. Seu legado é marcado pelas transformações e melhorias significativas no município, desde infraestrutura, esporte, cultura, lazer e programas sociais, demonstrando um compromisso constante com o desenvolvimento da região.

José Bonifácio Gomes de Souza permanece como uma figura emblemática na história política do Tocantins, sendo lembrado não apenas pelos cargos que ocupou, mas principalmente pelo impacto positivo na comunidade. Seu legado perdura como um testemunho do poder transformador que um líder dedicado e comprometido pode exercer em prol do desenvolvimento regional e da qualidade de vida de seus concidadãos.