Aleto homenageia personalidades femininas no Dia Internacional da Mulher

Por Suzana Barros
13/03/2024 15h10 - Publicado há 1 mês
“Diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeiro da Silva”, entregues a mulheres de diversas áreas
Clayton Cristus / HD

Homenagens e reconhecimentos às mulheres tocantinenses marcaram a tônica da sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira, 7, pela Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto). A solenidade teve o propósito de relembrar o Dia Internacional da Mulher, a ser comemorado nesta sexta-feira, 8 de março.

Concedida a dezenas de mulheres, as homenagens foram por meio da entrega do “Diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeiro da Silva”, entregues a mulheres de diferentes áreas de atuação, que contribuíram para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e questões de gênero.

Após abrir a sessão, o presidente, Amélio Cayres (Republicanos), passou a condução dos trabalhos para a deputada Vanda Monteiro (UB). A deputada Cláudia Lelis (PV) também teve assento à Mesa Diretora, assumindo a primeira secretaria.

Em seus discursos, os deputados ressaltaram a importância do papel da mulher nos diferentes segmentos da sociedade, em especial, no meio político. Amélio Cayres destacou a necessidade de que a mulher passe a ocupar mais espaços não só na política brasileira, como na tocantinense.

Uma das homenageadas, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), também abordou sobre a necessidade de aumentar a participação feminina no processo político. Foi além, citando o percentual instigador: “Somos 72% mais preparadas que os homens que nos representam: em formação, com graduação e pós-graduação, além de comprovada experiência diante do serviço público”.

Representando o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) a secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, abordou as lutas e conquistas adquiridas pelo sexo feminino, ao longo dos anos. E destacou a proatividade e a garra das tocantinenses.

Homenagens

. Amélio Cayres homenageou Joelma Vieira Lopes, superintendente Regional de Educação de Araguatins;

. Ivory de Lira prestou homenagens a Maria de Fátima de Jesus, empresária;

. Gutierres Torquato homenageou a desembargadora Ângela Maria Ribeiro Prudente;

. Vilmar de Oliveira entregou o diploma para Karina Rodrigues Coelho de Sá, assessora de gabinete da Secretaria de Estado da Saúde;

. Professora Janad Valcari homenageou a empresária Letícia Helena Machado e Coelho Oliveira, além da professora Ana Cleide Alves de Sousa Costa;

. Eduardo Fortes prestou homenagens para a empresária Andrea Noleto de Souza Stival;

. Deputado Gipão entregou diploma para Ana Paula Lopes Rodrigues, primeira dama de Araguaína;

. Claudia Lelis prestigiou a empresária Maria Oderci Antônio de Farias;

. Eduardo do Dertins fez entrega do diploma a Berenice de Fátima Barbosa Castro Freitas, Secretária de Estado da Mulher;

. Eduardo Mantoan homenageou a pastora Isélia Lopes Alexandre Costa;

. Jair Farias homenageou Theresa Dávila Cunha Rocha Farias, assessora jurídica do Tribunal de Justiça;

. Leo Barbosa prestou homenagem para a garçonete Mariana Martins Bezerra;

. Luciano Oliveira diplomou Maria de Jesus Amaro de Oliveira Parente, prefeita de Goianorte;

. Nilton Franco homenageou a juíza Ana Paula Brandão Brasil;

. Professor Júnior Geo, diplomou Cinthia Ribeiro Alves Caetano Mantoan, prefeita de Palmas;

. Vanda Monteiro, prestou homenagem a Karynne Sotero Campos, primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais e a gari Brígida Pereira dos Santos Carvalho.

Diploma

O Diploma foi instituído pela Mesa Diretora da Aleto por meio da Resolução nº 301, de dezembro de 2011. Faz referência à artesã Guilhermina Ribeiro da Silva, popularmente conhecida como Dona Miúda, líder comunitária da Comunidade Mumbuca, Região do Jalapão.