Deputado Fabion comemora anúncio de construção do Instituto Federal de Educação em Tocantinópolis

Por Dirceu Leno
12/03/2024 14h29 - Publicado há 1 mês
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia será construído através do Novo PAC
Dirceu Leno / HD

Na manhã desta terça-feira, 12, o deputado Fabion Gomes (PL) recebeu, do governador em exercício Laurez Moreira (PDT), uma notícia de grande importância. Através de uma colaboração notável entre líderes políticos e o governo federal, a comunidade de Tocantinópolis se prepara para receber um novo marco em sua jornada de desenvolvimento: um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF).

O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fato que marca o início de um novo capítulo de progresso para a região. Este feito extraordinário foi alcançado através do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), do vice-governador e da bancada federal do Tocantins.

O IF será construído através do Novo PAC, com um investimento de quase R$ 4 bilhões destinados à construção de 100 unidades em todo o Brasil. Tocantinópolis foi selecionada como uma das cidades beneficiárias desse investimento, o que representa um ponto de positivo e histórico para a educação e o desenvolvimento da região.

O deputado Fabion relembrou sua dedicação e apoio à área da educação. “Quando fui prefeito de Tocantinópolis, fizemos, através de parceria com o Instituto Federal do Tocantins, a implantação de um polo de educação à distância, onde ofertamos vários cursos técnicos. Também doamos o terreno para a construção do novo campus da UFT, hoje Universidade Federal do Norte do Tocantins, estas iniciativas foram fundamentais para a fortalecimento e expansão da educação”, pontuou.

O parlamentar destaca que a construção do Instituto Federal (IF) não apenas enche os corações da comunidade tocantinopolina de alegria, mas também traz esperança e oportunidades para toda a região do Bico do Papagaio, sul do Pará, sul do Maranhão e para o Brasil como um todo.

“Expressamos nossa profunda gratidão ao governo federal, ao governador Wanderlei, ao vice Laurez, à bancada federal do Tocantins e a todos os envolvidos nesse processo, cujo compromisso e dedicação foram essenciais para tornar este projeto uma realidade. Esta conquista representa um marco de esperança e oportunidade para as comunidades locais, demonstrando o poder transformador da colaboração e da educação”, pontuou o parlamentar biquense.

Impacto:

De acordo com o governo federal, o objetivo da nova expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é aumentar a oferta de vagas na educação profissional e tecnológica (EPT) e criar oportunidades para jovens e adultos, especialmente os mais vulneráveis.  A construção de novos campi nos municípios impacta o setor da construção civil, além de gerar emprego e renda. As novas escolas, quando estiverem em funcionamento, levarão desenvolvimento local e regional.