Claudia Lelis requer acompanhamento de fisioterapeuta para pacientes com doença renal crônica

Por Fátima Miranda
12/03/2024 16h37 - Publicado há 1 mês
PL sobre fisioterapeuta durante hemodiálise
PL sobre fisioterapeuta durante hemodiálise
Lourenço Bonifácio / HD

A deputada estadual Claudia Lelis (PV) apresentou na sessão desta terça-feira, 12, na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) Projeto de Lei que solicita a presença de profissionais de fisioterapia durante as sessões de hemodiálise. O PL destaca a importância desse suporte especializado, principalmente para melhorar a qualidade de vida e reduzir as complicações associadas à doença renal crônica.  Segundo especialistas, exercícios terapêuticos, técnicas de mobilização e alongamento, os fisioterapeutas ajudam os pacientes a manter e melhorar sua força e flexibilidade, minimizando o risco de incapacidade e melhorando a mobilidade.

O Projeto de Lei destaca que a fisioterapia desempenha um papel crucial na promoção da saúde cardiovascular durante as sessões de hemodiálise. “Os pacientes em hemodiálise enfrentam desafios físicos e emocionais grandes, incluindo fadiga, fraqueza muscular, dor, depressão e ansiedade. Por isso, defendo que o profissional de fisioterapia possa acompanhar esse paciente durante seu tratamento, fornecendo intervenções personalizadas para minimizar esses sintomas’, defendeu Claudia Lelis.

Entre os objetivos da fisioterapia durante a hemodiálise estão:  prevenir e tratar as disfunções físicas e motoras; melhorar a qualidade de vida dos pacientes; reduzir os riscos de complicações; promover a autonomia e a independência dos pacientes.

Projeto de Lei

Entre os artigos do projeto apresentado pela deputada pevista estão a obrigatoriedade de que as unidades de saúde do Estado hospitais, clínicas públicas, privadas ou filantrópicas, ficam obrigadas a manter em seus quadros, a presença de, no mínimo 1(um) fisioterapeuta para cada 10 (dez) pacientes com doença renal crônica durante a hemodiálise, nos turnos matutino, vespertino, noturno, ou enquanto perdurar o atendimento dialítico no local.

Outro ponto da Lei, é que os profissionais de fisioterapia poderão realizar o atendimento de forma individual ou em grupo desses pacientes, para tanto, deverão observar a disposição da estrutura física do espaço ambulatorial, bem como a própria disposição dos boxes de hemodiálise. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS