PL de Claudia Lelis propõe instituir Semana do Lixo Zero para promover conscientização ambiental

Por Fátima Miranda
13/03/2024 12h35 - Publicado há 1 mês
Lixo Zero
Lixo Zero
Lourenço Bonifácio / HD

O Projeto de Lei (PL) apresentado pela deputada estadual Claudia Lelis (PV) nesta terça-feira, 12, na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), é mais um passo para que o Tocantins cresça em direção à sustentabilidade, com a proposta de instituir a Semana do Lixo Zero. O PL tem como objetivo promover a conscientização ambiental e incentivar práticas sustentáveis de gestão de resíduos entre os cidadãos.

O PL prevê que órgãos públicos estaduais e municipais, empresas privadas, instituições de ensino e entidades e organizações da sociedade civil promovam ações durante a Semana, que deverá acontecer anualmente no mês de outubro.

Segundo a parlamentar, a Semana Lixo Zero acontece todos os anos em diversos países, inclusive no Brasil, onde se destaca por sua dimensão e impacto positivo causado na sociedade. Claudia Lelis defende que essa iniciativa também seja implantada no Tocantins.

“A ideia é mobilizar o máximo possível de organizações e pessoas para propor discussões e transformações reais na maneira como lidamos com nossos resíduos. Precisamos mudar nossos hábitos de consumo e não só isso, mas também a forma como encaminhamos nossos resíduos, transformando em recursos para transformação social e inovação”, afirmou a deputada.

Conscientização ambiental

O projeto busca também encontrar soluções para reduzir o impacto negativo dos resíduos sólidos no meio ambiente, além de ser uma oportunidade para educar a população sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem de materiais, visando à preservação dos recursos naturais e à mitigação da poluição.

Além de sensibilizar os cidadãos sobre a problemática do lixo, a proposta também busca estimular a adoção de políticas públicas e medidas governamentais que promovam a gestão adequada dos resíduos sólidos. Isso inclui a ampliação da coleta seletiva, o incentivo à compostagem e o desenvolvimento de programas de educação ambiental em escolas e comunidades. 

“A Semana não apenas traz benefícios ambientais, mas também econômicos e sociais. Ao reduzir a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários e promover práticas de consumo consciente, o estado pode economizar recursos financeiros e naturais”, explicou Claudia.

Para a deputada, a instituição da Semana Lixo Zero no Tocantins contribui para garantir uma sociedade mais sustentável para as gerações presentes e futuras. “Espero que a medida seja apoiada e implementada com sucesso, contribuindo para a construção de um Estado mais consciente e comprometido com a proteção do meio ambiente”, destacou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS