Deputados comemoram Dia do Evangélico com homenagens e apoios

04/05/2024 09h24 - Publicado há 1 dia
Solenidade aconteceu no plenário da Casa, nesta quinta-feira, 25
Clayton Cristus / HD

A manhã de quinta-feira, 25, na Assembleia Legislativa foi marcada por uma sessão solene em homenagem ao Dia do Evangélico do Estado do Tocantins, por iniciativa do deputado Gipão (PL).

O evento contou com a presença expressiva de evangélicos de diversas denominações, lotando o plenário e as galerias da Casa. O governador Wanderlei Barbosa foi representado pela secretária da mulher, Berenice de Fátima Barbosa.

A abertura dos trabalhos ficou a cargo da deputada Professora Janad Valcari (PL), que destacou a importância do evento como uma oportunidade de reflexão sobre o legado da missão evangélica no Estado. “Que essa sessão seja um momento de renovação dos nossos votos, um chamado para avançarmos juntos com um povo unido em nossa fé e propósito”, disse.

Em seu pronunciamento, o deputado Gipão agradeceu a presença de todos, destacando que é preciso ampliar e apoiar as ações dos evangélicos no Tocantins. “Quero propor ao Governo do Estado, nossa bancada federal, aos nobres pares para uma ação conjunta, a fim de realizarmos, no próximo ano, o Dia do Evangélico com ampla mobilização nas cidades-polo do nosso estado” propôs o parlamentar.

Além da entrega de placas de homenagem e condecorações, a solenidade contou com apresentações musicais com os cantores Marcus Rocha, Johnny Moreira e Kamilly dos Reis, do grupo Louvar da Igreja Base Church.

A solenidade contou ainda com pronunciamentos dos seguintes parlamentares: Professor Junior Geo (PSDB), Ivory de Lira (PCdoB), Cláudia Lelis (PV) e Luciano Oliveira (PSD). Todos elogiaram a iniciativa do deputado Gipão, por proporcionar momentos de reverência e celebração, além do reconhecimento ao legado dos evangélicos no Estado.

Relação dos evangélicos homenageados e dos respectivos deputados:

Gipão

Amilson de Freitas Lopes – Benedito Moreira Primo – Carlos Roberto Lopes – Claudemir Lopes – Edvan Bezerra Martins – Gilberto Ferreira Santos – Glaucio Luciano Coraiola – Guaracy Batista da Silveira – Jesiel Arnôld Moreira Martins – Joselete de Cássia Ramalho Tertuliano – Jurandi Oliveira Souza – Sebastião Tertuliano Filho e Washington Luís Araújo Almeida.

Marcus Marcelo (PL)

- Zacarias Alves da Silva

Cláudia Lelis

- Edna Carneiro dos Santos Nascimento

Eduardo Mantoan (PSDB)

- Augusto Eduardo S. Júnior

Jair Farias (UB)

- Francisco Lemos de Sousa

Luciano Oliveira

- Samuel Rodrigues Alves

Nilton Franco (Republicanos)

- Luiz Carlos de Jesus Dellamonica Silva

- Robson Correa

Prof. Júnior Geo

- Luciano Gomes Silva Filho

Dia nacional

No dia 30 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Evangélico, conforme Decreto de Lei Nº 12.328, que foi sancionado no ano de 2010 pelo presidente Lula, mas não institui um feriado nem ponto facultativo no Brasil. No entanto, o dia é celebrado em diversas datas diferentes, de acordo com a região e cidade do Brasil.