Bonifácio solicita manutenção de plantões em hospital de Miracema

Por Elpídio Lopes-AL
24/06/2015 12h06 - Publicado há 8 anos
Bonifácio quer plantão permanente para odontólogos em hospital de Miracema
Koró Rocha / HD

O deputado José Bonifácio (PR) requereu, em matéria aprovada neste dia 23, o envio de expediente ao secretário estadual de Saúde, Samuel Bonilha, solicitando a manutenção dos plantões de 24 horas para cirurgiões dentistas, no Hospital de Referência de Miracema (HRM). Para o parlamentar, a manutenção dos serviços se justifica pela ausência de outra forma de assistência odontológica em tempo integral que atenda aos municípios assistidos pelo HRM.

Além de Miracema, o hospital atende à população de Miranorte, Rio dos Bois, Lajeado e à população indígena de Tocantínia. “Sabe-se que a demanda dessa unidade hospitalar mostra-se crescente em número e grau de complexidade, deste modo é preciso assegurar à população a garantia de assistência à saúde”, defendeu Bonifácio.

Toinho Andrade (PSD) solicitou benefícios que visam à construção de um colégio estadual em Sandolândia e a instalação de UTI no Hospital Regional de Porto Nacional. Jorge Frederico (SD) quer que o Naturatins intensifique campanhas de preservação do meio ambiente, principalmente de rios e matas ciliares.

Também com requerimentos aprovados, Junior Evangelista (PRTB) cobra da operadora OI a instalação de torre de celular no Assentamento Paulo Freire II, município de Rio dos Bois. Dentre as solicitações de Luana Ribeiro (PR), está a que pede perfuração de poço artesiano e instalação de caixa d’água no Assentamento Mata Verde, em Pedro Afonso.

Os deputados Mauro Carlesse (PTB) e Olyntho Neto (PSDB) respectivamente pediram a implantação de curso de medicina na UFT de Gurupi e a realização de audiência pública em Araguaína, para discutir a segurança pública na cidade. Já Osires Damaso (DEM) destinou votos de aplausos para a organização da 20ª ExpoBrasil 2015 de Paraíso do Tocantins.

Outro voto de aplauso foi dedicado por Vilmar de Oliveira (SD) ao prefeito de Nova Olinda pela festa de aniversário da cidade. Valderez Castelo Branco (PP) encaminhou um anteprojeto de lei ao governador Marcelo Miranda, sugerindo a criação do programa estadual de saúde vocal do professor da rede estadual de ensino.

Os parlamentares aprovaram, em primeiro turno de votação, o projeto de lei do governo (PLG) que reajusta os benefícios de aposentadoria e pensão por morte, mantidos pelo Igeprev. De autoria do deputado Vilmar de Oliveira, foi aprovado o projeto que dá nome a TO-239, entre a BR-153 e Tupiratins. Ainda passaram pelo crivo dos legisladores vários decretos legislativos que revalidam medidas provisórias que tinham perdido validade por falta de apreciação no prazo regimental. (Elpidio Lopes)