Grupo cobra recuperação da BR-010

Por Glauber Barros-AL
15/09/2015 12h38 - Publicado há 8 anos
Damaso hipoteca total apoio da Assembleia Legislativa em prol da BR-010
Damaso hipoteca total apoio da Assembleia Legislativa em prol da BR-010
Benhur de Souza / HD / Mais imagens

A recuperação asfáltica da BR-010, que liga as regiões Centro-oeste e Norte pela margem direita do Rio Tocantins, foi o tema de uma reunião entre políticos e ativistas na tarde desta segunda-feira, dia 14. Recebidos pelo presidente da Assembleia, deputado Osires Damaso (DEM), acompanhado pelos parlamentares Olyntho Neto (PSDB) e Mauro Carlesse (PTB), compareceram os senadores Vicentinho Alves (PR) e Donizeti Nogueira (PT), além de representantes do autodenominado “Movimento Pró BR-010”.

De acordo com um dos coordenadores, o jornalista Elpídio Lopes, o grupo foi criado em abril de 2012 e, desde então, busca o apoio de autoridades para recuperar a estrada que contempla a região por onde o Estado foi inicialmente povoado, mas que hoje é considerada esquecida. Dela fazem parte cidades históricas como Paranã, Arraias e Natividade. “Há todo um lado social em torno da causa”, disse Elpídio.

Na reunião, o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Eduardo Nóbrega, reconheceu as deficiências da estrada e alegou que o órgão investe na manutenção da trafegabilidade. Em vista do pedido de asfaltamento completo da BR, obra de custo considerado muito elevado para o momento do País, ele elencou três trechos prioritários: 32 km de Aparecida do Rio Negro a Rio Sono, 48 km de Santa Maria a Itacajá e a finalização dos 150 m da ponte sobre o Rio Perdido.

“A ponte dá pra ser entregue até o final do ano que vem”, disse Eduardo Nóbrega que justificou as escolhas frente aos cortes no Orçamento da União e às carências das cidades de Itacajá e Rio Sono que não contam com acessos asfaltados.

Diante da reivindicação pelo asfaltamento da BR-235, que liga Balsas/MA por Luis Eduardo/BA, Tocantins até Mato Grosso, o senador Vicentinho pediu foco na causa da BR-010. Segundo o senador, é mais fácil dar continuidade aos projetos da BR-010, “que já estão andando”, do que retomar uma obra “que está parada”. 

Aos representantes do movimento e em nome dos deputados, Damaso declarou que “somos todos defensores do desenvolvimento do Tocantins. Por isso, contem conosco. A Casa de Leis tem que ser provocada e cobrada por vocês e todo o Estado vai ganhar com essa obra imensa”.