Deputado pede mais ações preventivas no trânsito

Por Penaforte Dias -AL
28/09/2015 14h55 - Publicado há 8 anos
Deputado Vilmar de Oliveira quer envolver educação no trânisito
Deputado Vilmar de Oliveira quer envolver educação no trânisito
Koró Rocha / HD

Acidentes de trânsito são responsáveis pela maioria das ocorrências mais graves registradas no Hospital Geral de Palmas (HGP), no ano de 2014, e 60% das vítimas decorrem de acidentes de moto. O alerta foi dado pelo deputado Vilmar de Oliveira (SD), em seu discurso, na sessão vespertina desta quarta-feira, dia 23. O parlamentar acrescenta que, só em 2014, o HGP realizou 3.199 cirurgias ortopédicas e teve uma despesa de mais de 1 milhão com próteses.

Segundo o deputado, a intenção ao apresentar esses dados é de alertar a todos sobre a situação alarmante  do trânsito e provocar mais ações preventivas, a fim de amenizar a violência nas ruas das cidades. “A segurança no trânsito é uma necessidade urgente, pois é crescente o número de acidentes no Tocantins, seja de automóveis ou de motocicletas”, avisa.

Para Vilmar, grande parte das ocorrências é resultado de imprudência, má educação dos condutores ou leis com pouco ou quase nenhum rigor. “Houve avanços como a implantação da lei seca, mas ainda existe uma guerra”, afirma.

O parlamentar defende que a solução definitiva para o problema seja a prevenção e a educação. Ele cita como exemplo alguns projetos apresentados na Assembleia de sua autoria. Entre eles, a criação da escola pública de trânsito, a inclusão da disciplina Educação para o Trânsito em todas as escolas, a criação da Polícia Rodoviária Estadual, a sinalização eletrônica nas rodovias e a realização da semana estadual de trânsito.

“Todas essas propostas são simples e, quando forem  atendidas, será um grande passo na concretização de um trânsito melhor e mais seguro para toda a sociedade”, conclui Vilmar.  (Penaforte)