Deputados cobram valorização de servidores e melhorias na Saúde

Por Maisa Medeiros-AL
18/02/2016 12h09 - Publicado há 8 anos
Deputados cobram soluções para a Saúde e Segurança Pública no Tocantins
Clayton Cristus / HD

As discussões parlamentares da sessão dessa terça-feira, 16, giraram em torno das mobilizações realizadas por servidores da Policia Civil do Estado que cobram o pagamento de direitos referentes ao realinhamento salarial. Parlamentares discursaram em favor dos grevistas e pediram ao governo que atenda as reivindicações para melhoria na Segurança Pública e também atenda a categoria de servidores da Saúde que reclamam a insatisfação com a precariedade dos hospitais.

Primeiro a usar a tribuna, o deputado Wanderlei Barbosa (SD) fez um discurso longo, apontou falhas do governo e deficiências nas mais diversas áreas. Em apoio aos manifestantes presentes na sessão concordou que a reivindicação é justa e que a violência cresceu nos últimos anos.

“O governo precisa fazer alguma coisa para garantir uma melhor segurança pública aos cidadãos. Os servidores são legítimos representantes do povo e se eles estão insatisfeitos, imagine o restante da população. É preciso oferecer condições de trabalho para quem está na ponta garantir segurança a sociedade. Os servidores estão entrando em greve porque o governo não atende suas solicitações, a exemplo dos hospitais, onde falta tudo e o que ainda está sendo feito é por esforço desses profissionais”, lamentou Wanderlei Barbosa.

Outro deputado que aproveitou a discussão para falar sobre o assunto foi o deputado Eduardo Siqueira Campos (PTB), ele ressaltou que o Governo precisa usar os recursos do Estado para cumprir os compromissos com os servidores efetivos que lutam pelos seus direitos. “O Tocantins precisa de mais segurança e de melhorias na Saúde. É neste momento que os Governo precisa valorizar seus servidores, para juntos iniciarem ações importantes para combater a violência e as doenças contraídas pelo Zika vírus, vamos esperar a audiência pública para debater esses problemas com o secretário de Saúde”, ressaltou o deputado.

Em resposta aos questionamentos dos parlamentares, a líder do Governo deputada Valderez Castelo Branco (PP) destacou que a crise vivida no Tocantins, não ocorre somente no Tocantins e que o secretário da Saúde do Estado, tem somente 14 dias que assumiu a pasta, mas já está fazendo um levantamento dos problemas, ouvindo os servidores, os pacientes e os prefeitos. “Não queremos ver o caos e para isso é preciso a colaboração de todos. Os servidores tem todo direito de cobrar seus direitos, mas também precisa trabalhar e colaborar. Vamos lutar juntos pelas melhorias que todos querem. O Governo não pode resolver tudo sozinho. É preciso envolvimento de todos para encontrar uma solução”, frisou a líder do Governo.

Já o deputado Eli Borges (PROS), usou o seu pronunciamento para anunciar que pretende criar uma frente em defesa do cidadão. Neste sentido, convidou os parlamentares a fazerem parte dos debates na busca de soluções para os problemas discutidos e também para conter a onda de aumento no preço do petróleo em Palmas. Ele apresentou uma pesquisa realizada em postos de combustíveis da cidade e região, com a diferença no valor do litro da gasolina de até 16%,“O consumidor não está mais suportando pagar esses aumentos abusivos”, enfatizou o parlamentar. (Maisa Medeiros)