Elenil requer reforço policial em Araguaína

Por Penaforte Diaz/AL e Glauber Barros
05/05/2016 10h47 - Publicado há 7 anos
O deputado também solicita obras na  rodovia TO-164
O deputado também solicita obras na rodovia TO-164
Clayton Cristus / HD

Em regime de urgência, os deputados aprovaram na sessão vespertina desta quarta-feira, 4, requerimento de autoria do parlamentar Elenil da Penha (PMDB) que solicita ao Governo do Estado a intensificação dos trabalhos de patrulhamento do Comando Geral da Polícia Militar nos setores residenciais Costa Esmeralda e Novo Horizonte, em Araguaína. Ele também pede ao Executivo a realização de pavimentação asfáltica da rodovia TO-164, no trecho do Povoado Dezenove, entre os municípios de Arapoema e Muricilândia.

Outros três requerimentos que tramitaram em regime de urgência também foram aprovados. Por meio deles, o deputado Amélio Cayres (SD) solicita a reativação dos destacamentos da PM que se encontram fechados, o deputado Toinho Andrade (PSD) requer a liberação de máquinas para a abertura de cacimbas em Silvanópolis e o parlamentar Wanderlei Barbosa (SD) pede à Prefeitura de Palmas a manutenção da antena parabólica comunitária do distrito de Taquaruçu.

Ainda na esfera de atuação da Polícia Militar, o deputado Eduardo Siqueira Campos (DEM) apresentou ao Comando Geral solicitação de informações sobre os repasses para o Fundo de Assistência dos Militares – FAM, especialmente quanto às parcelas e aos valores atrasados. O deputado Jorge Frederico (PSC) também pede informações ao secretário da Saúde do Estado, Marcos Musafir, sobre a realização de exames do pezinho na APAE de Araguaína.

Já o deputado Nilton Franco (PMDB) teve cinco requerimentos aprovados. Entre suas solicitações estão a reforma de um centro comunitário em Abreulândia, a recuperação da estrada que liga Lajeado a Tocantínia e o retorno do serviço de expedição de carteira de trabalho na cidade de Paraíso.

Mais dez requerimentos constantes na ordem do dia receberam a anuência dos deputados. Eles são de autoria dos parlamentares Osires Damaso (PSC), Ricardo Ayres (PSB), Toinho Andrade (PSD), Valderez Castelo Branco (PP) e Zé Roberto (PT). Todos solicitam obras e serviços para diversos municípios tocantinenses.

Veto

Na mesma ordem do dia, os deputados decidiram pela manutenção do veto do Executivo ao projeto que altera a denominação da Escola Estadual Beira Rio, de Luzimangues, para Escola Estadual Filomena Torres Lima. De acordo com o petista Zé Roberto, a comunidade pediu pela retorno do nome anterior e o próprio autor da matéria, deputado Valdemar Júnior (PMDB), teria pedido o veto ao Governo do Estado. (Penaforte e Glauber Barros)