Deputados voltam a criticar atitude do governador frente à greve

Por Elpídio Lopes/AL
31/08/2016 17h21 - Publicado há 7 anos
Eduardo disse que diante das irregularidades, o governador já poderia ter sofrido impeachment
Eduardo disse que diante das irregularidades, o governador já poderia ter sofrido impeachment
Isis Oliveira / HD

Os deputados estaduais voltaram a criticar a postura do governador Marcelo Miranda (PMDB) em relação aos servidores estaduais em greve na manhã desta terça-feira, 30. Entre eles, o parlamentar Eduardo Siqueira Campos (DEM) que afirmou que Miranda pratica “pedalada” com os recursos dos servidores.

De acordo com Eduardo, ao não repassar os consignados aos bancos e suspender por decreto direitos adquiridos, Marcelo Miranda descumpre a lei e não tem condições de permanecer no cargo. O deputado disse que, diante de tantas irregularidades, o governador já poderia ter sofrido impeachment, a exemplo do que ocorre com a presidente afastada Dilma Rousseff (PT).

Em relação à manifestação de pacientes do Hospital Geral de Palmas (HGP), na segunda-feira, 29, Eduardo se disse surpreso já que nunca tinha visto “manifestação de doentes. Devido à gravidade nos hospitais, até isso aconteceu no Tocantins”, destacou. Segundo Eduardo, representantes do Governo deveriam se reunir com sindicalistas para resolver o impasse que prejudica toda a população.

Os parlamentares Wanderlei Barbosa (SD), Eduardo Siqueira (DEM), Vilmar de Oliveira (SD), Zé Roberto (PT) e Elenil da Penha (PMDB) também comentaram o caso. Wanderlei comentou a veiculação negativa do Tocantins no noticiário nacional quanto à precariedade da rede pública de Saúde. Ele lembrou da decisão do Governo de assumir a administração dos serviços de alimentação, limpeza e rouparia dos hospitais públicos do Estado a partir desta terça-feira, 30, que para Barbosa já deveria ter ocorrido antes.

A mesma decisão, segundo a gestão estadual, foi em virtude da empresa Litucera Limpeza e Engenharia Ltda ter notificado o Estado sobre a paralisação total dos serviços nas unidades hospitalares do Estado.

Quanto ao comportamento do Executivo em relação aos servidores paralisados, Wanderlei disse que “não dá para o governador ficar trancado dentro do gabinete e não receber as categorias”. O deputado afirmou que os funcionários estão indignados com o descaso do Governo, que não se preocupa em negociar a data-base, principal reivindicação do movimento grevista.

Vilmar de Oliveira disse que o Executivo precisa mostra onde está o dinheiro do Estado, pois o Executivo não teve frustração de receita e a Secretaria da Fazenda anunciou que a arrecadação em 2016 foi 13% superior ao mesmo período do ano passado.

Já o petista Zé Roberto fez coro aos colegas e exigiu que o Governo abra negociação com os servidores. Para Elenil da Penha, o Executivo está preocupado com a situação e tem trabalhado para encontrar caminhos para resolver o impasse. (Elpídio Lopes)