Luana Ribeiro promete continuar trabalho por pessoas desaparecidas

Por Glauber Barros
10/05/2017 09h49 - Publicado há 6 anos
Trabalhos terão sequência, segundo deputada
Koró Rocha / HD

Um relatório contendo reclamações feitas por familiares de pessoas desaparecidas e sugestões apresentadas por deputados e autoridades será encaminhado para a Secretaria de Segurança Pública. O anúncio foi feito pela presidente da comissão temática, deputada Luana Ribeiro (PR), ao fim da audiência pública realizada na Assembleia Legislativa durante a tarde desta quinta-feira, dia 4, em resposta às cobranças por resultados. “Os trabalhos terão sequência”, garantiu a parlamentar.

Isso porque a reunião começou com relatos de parentes de pessoas desaparecidas em que reivindicavam a assistência das autoridades. Autor do requerimento da audiência, o deputado Stalin Bucar (PPS) propôs a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para convocar delegados de polícia e dar uma resposta à sociedade.

A proposta não foi unânime entre os parlamentares. Para o deputado Elenil da Penha (PMDB), não seria o caso de uma CPI, mas o de ouvir delegados e convidar o secretário estadual de Segurança Pública por meio da comissão. A deputada Valderez Castelo Branco (PP), por sua vez, sugeriu a criação de um comitê com a participação de outros órgãos e entidades da sociedade civil.

Em resposta à crítica realizada por Elenil da Penha de que a Casa de Leis nada teria feito a respeito do assunto, Luana Ribeiro disse ter apresentado um projeto de lei que obrigaria sites de órgãos públicos a expor fotos de desaparecidos.

A deputada afirmou ainda que o parlamentar Valdemar Júnior (PMDB) tentou o mesmo procedimento com as contas de água e luz, mas que ambos os projetos não obtiveram êxito na tramitação. (Glauber Barros)